Uma boa alimentação é vital para o dia a dia. É ela que dá forças para uma rotina cheia de vigor e força. O consumo de alimentos é indicado, inclusive, antes de qualquer prática física, como a aula de pilates.
Embora seja considerado um exercício de baixo impacto, o sucesso da atividade está diretamente relacionado ao que o aluno come antes de iniciar a prática. Caso se alimente mal, pode ter certeza que você não vai conseguir usar toda a força e concentração para executar a maioria das posições.
Para que o exercício seja um verdadeiro sucesso, é muito importante que os praticantes tenham uma boa alimentação antes e depois do treino. Uma dieta equilibrada e balanceada auxilia o corpo a manter a estabilidade, além de garantir que todas as funções continuem em pleno funcionamento.
Tudo isso pode te ajudar a conquistar seu potencial máximo durante as aulas de pilates, seja qual for o seu objetivo.
A seguir, criamos uma lista com os principais alimentos que você pode consumir no pré e no pós-treino. Nosso guia foi montado especialmente para praticantes que desejam melhorar a flexibilidade e o tônus muscular, durante e após as sessões.
Confira!
Alimentos para consumir antes da aula de pilates
Para o pré-treino, dê preferência aos alimentos ricos em carboidratos, proteínas e aminoácidos.
Esses tipos de nutrientes são muito importantes, pois garantem que o aluno atinja resultados ainda melhores. O consumo fortalece o corpo, ao mesmo tempo em que ajuda alunos a diminuir o estresse e a ansiedade.
Proteínas
As proteínas são grandes aliadas para aqueles cujo objetivo é ganhar massa muscular. Se você se enquadra nessa categoria, dê preferência a alimentos como:
- frango;
- ovos;
- kefir;
- grão-de-bico;
- amêndoas;
- atum;
- queijo cottage.
Potássio
Por ser um exercício que exige flexibilidade, o consumo de alimentos ricos em potássio garante que seus praticantes utilizem todo o potencial do corpo, sem riscos. Isso acontece, pois o nutriente evita câimbras.
Algumas recomendações são:
- banana;
- batata-doce;
- iogurte;
- damasco;
- uva passa;
- tomate;
- castanha do Pará.
Como a aula é composta por exercícios que exigem o uso de todo o corpo, o ideal é dar preferência a comidas leves, em pequenas porções.
Aqui no Espaço Kaizen você encontra! Faça duas aulas por semana por valores que cabem no seu bolso. Confira nossa promoção exclusiva e mude de vida hoje.
Antes da aula de pilates: quais os tipos de carboidratos devo preferir?
Alimentos ricos em carboidratos são os mais recomendados antes de qualquer atividade física. Embora muito se fale que eles engordam, saiba que isso é um mito.
Na verdade, os carboidratos ajudam até quem quer emagrecer, sabia? Tudo depende de como você consome o nutriente. Por via das dúvidas, conte com o auxílio de um nutricionista para desenvolver uma dieta exclusiva, segundo os seus objetivos.
Esse tipo de nutriente é o mais recomendado, devido à glicose. Dentro do organismo, essa substância se transforma em glicogênio, responsável por evitar a perda de massa muscular e dar energia ao corpo.
Caso não haja glicose o suficiente, o corpo consome os aminoácidos presentes dentro dos músculos para gerar energia para a prática do pilates. No entanto, como consequência, há perda de massa muscular.
E se você não quer que isso aconteça, dê preferência ao consumo de alimentos como:
- aveia;
- beterraba;
- pão integral;
- ameixa;
- mel;
- frutas secas em geral;
- morango;
- mexerica;
- pera;
- feijão.
O ideal é que esses alimentos sejam consumidos cerca de uma hora antes da aula de pilates. Dessa forma, o corpo tem tempo o suficiente para processar os nutrientes e fazer a digestão apropriada.
Comer num período próximo à atividade pode causar desconfortos e mal-estar, principalmente porque esse tipo de atividade tem como foco a região abdominal.
Quais alimentos devo evitar antes da aula de pilates?
Comidas gordurosas e refeições grandes sempre devem ser evitadas antes da sua sessão. Esses tipos de alimentos podem causar uma série de problemas, como dores e até mesmo ânsia.
Como são pesados, tornam a digestão mais lenta, e assim geram diversos desconfortos que podem ser evitados.
Portanto, dê preferência às comidas ricas em proteínas, carboidratos e potássio, sem gorduras, para não prejudicar seu desempenho durante a aula.
Além disso, evitar o excesso de líquidos também é uma maneira de assegurar seu bem-estar. Água, chás ou outras bebidas em grande quantidade podem gerar problemas.
Já pensou precisar parar no meio devido a dores gastrointestinais? Esse tipo de situação atrapalha o seu desenvolvimento a longo prazo!
Não pratique em jejum!
Praticar pilates ou qualquer outra atividade física em jejum é estritamente proibido. Essa prática não ajuda a emagrecer.
O jejum causa hipoglicemia, ou seja, a diminuição do açúcar no sangue. Sem forças o suficiente, o corpo fica fraco e, em alguns casos, pode causar sensação de desmaio e palpitações cardíacas.
Alimentos para consumir pós-pilates
Acabou a sessão! E, agora, o que consumir para manter a saúde em dia?
A alimentação pós-treino tem como objetivo repor toda a energia perdida durante o exercício, regenerar os músculos e recuperar as fibras musculares.
Nesse caso, as proteínas são as mais indicadas, outra vez. Durante a manhã, por exemplo, você pode consumir leite ou iogurtes. Agora, se você treinou pela tarde, frango e grão-de-bico são duas excelentes opções.
Além dela, as frutas cítricas vão te ajudar na recuperação muscular. Você pode dar preferência a:
- laranja;
- limão;
- nêspera;
- abacaxi;
- framboesa.
Por fim, beber líquidos também é essencial. A água mantém a hidratação corporal, enquanto isotônicos e água de coco vão ajudar a regular os sais minerais perdidos durante a prática.
Viu só quantas sugestões? Ter uma boa dieta, aliada a uma prática eficiente de exercícios físicos, vai te ajudar a ter uma qualidade de vida superior, muito mais feliz e saudável.
Está esperando o que para mudar seus hábitos?
Aqui no Espaço Kaizen, oferecemos aulas de pilates na zona sul de São Paulo.
Se você está por aqui, aproveite nossas promoções e agende sua próxima sessão ainda hoje.


