Por Rosana dos Santos*

Uma noite de sono ruim pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como alteração do estado de ânimo e da motivação, diminuição da atenção e concentração, aumento da sensação de fadiga, alteração dos níveis de humor, comprometendo a qualidade de vida e o desempenho profissional.
Existem causas predisponentes da insônia que são: idade avançada, sexo feminino (principalmente durante e após a menopausa), história de insônia em familiares, depressão e outros distúrbios psiquiátricos, doenças orgânicas, tabagismo, etilismo, dependência química.
Leia também:
– Atividade física melhora a autoestima?
– Bem-estar e saúde começam pelo sono
Além desses fatores, existem certos comportamentos que foram comprovados como causadores da insônia:
– Expectativa e preocupação em ter dificuldade para dormir.
– Preocupação excessiva e ansiedade por algum problema ou desafio no trabalho ou pessoal.
– Ingestão de quantidade excessiva de cafeína.
– Comer alimentos pesados antes de dormir.
– Beber álcool ou fumar antes do horário de dormir.
– Determinados medicamentos para o coração, asma e pressão.
– Soneca superior há 1 hora durante o dia.
– Horários de dormir/acordar irregulares ou continuamente alterados.
– Ciclos irregulares de sono/despertar (por um trabalho noturno, por exemplo).
O Método Pilates é uma ferramenta eficaz para a aumento da qualidade do sono, pois ele diminui a ansiedade, devido à melhora da capacidade respiratória promovida pela técnica (principalmente, durante a expiração).
Além disso, o Pilates melhora a postura, relaxa as musculaturas tensionadas no dia-a-dia, promove o bem-estar, consciência corporal, equilíbrio muscular. Todos esses fatores contribuem para uma noite de sono mais tranquila.
Faça alguns exercícios de Pilates para relaxamento antes de dormir:
Propicie um ambiente calmo, você pode colocar uma música relaxante, diminuir a luz.
– Deitado no chão, faça as respirações do Pilates (inspire pelo nariz e expire pela boca, contraindo a musculatura abdominal).
– Circule os braços (mantendo a estabilidade dos ombros); Eleve e abaixe os ombros; faça movimentos de elevar e abaixar o queixo (movimento do sim com a cabeça); faça o movimento de posicionamento da pelve (“imprint” e solte); articule a coluna (exercício da ponte sobre os ombros).
– Flexione os joelhos sobre o tronco, abra os braços no chão e rode os joelhos para o lado direito até o chão e olhe para o lado esquerdo, repita para o outro lado.
– Faça alongamentos com a ajuda de uma faixa elástica ou uma toalha (ex.: eleve uma perna com a faixa no pé e mantenha 20 segundos) e depois troque.
Depois que estiver bem relaxado, deite-se e aproveite bem os seu sono! No dia seguinte você estará pronto para um excelente dia!
Fonte: Distúrbios do sono Dr Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade
Quer dormir melhor? Venha fazer Pilates no Espaço Kaizen! Aulas personalizadas com até 3 alunos por turma, em equipamentos e mat. Entre em contato com a gente:
*Professora Rosana Gianolla dos Santos é formada em Ed. Física pela USP, especializada em Fisiologia do Exercício pela USP. Formada em Pilates pelo Método STOTT PILATES.