Por Kelly Ribeiro*
Já sabemos que toda mulher quando deseja ficar mais elegante, aposta sempre em combinar com a roupa, um belo par de sapatos altos, parece que o salto faz com que as mulheres sejam mais confiantes. E quanto mais alto melhor!!!
O grande problema é que o uso contínuo do salto pode trazer problemas para a postura, pois o salto causa a inclinação do tornozelo para dentro desestabilizando as articulações, além de sobrecarregar joelhos e coluna, encurtar os músculos posteriores da perna, calosidades, joanetes e unhas encravadas. Essas alterações na postura e na marcha, com o passar do tempo, traz a dor, o desequilíbrio muscular e o estresse das articulações.
Enfim, sabendo de tudo isso, segue algumas dicas para tentar minimizar todos esses problemas:
Leia também:
– Dor psicológica existe?
– Como aliviar as dores com automassagem
1 – No dia a dia, tentar diminuir a altura o salto, e deixar aqueles mais altos apenas para grandes eventos.
2 – Alguns exercícios de alongamento e relaxamento ajudam aliviar o cansaço e as dores (e você pode fazer em casa):
– deite de barriga para cima no chão, e com uma faixa em um dos pés, puxe a perna para cima forçando o calcanhar para o teto (alongue a perna que estiver no chão), segure por 20 segundos. Depois puxe a perna um pouco para dentro e segure por mais 20 segundos. Repita com a outra perna;
– em pé, de costas para um degrau, apoie próximo a ponta dos dedos, deixando o calcanhar para fora, em seguida deixe os calcanhares afundarem como se fossem tocar o chão, e depois vá para a ponta dos pés, realize de 10 a 15 vezes;
– deite no chão de barriga para cima, com as pernas apoiadas em uma cadeira (deixando as pernas mais ou menos a 90º, relaxe os músculos das costas por 20 minutos.
3 – Pratique exercícios, pois eles ajudam no fortalecimento muscular. Uma dica de atividade física é o Pilates, ele ajuda a fortalecer os músculos que melhoram a postura, principalmente o abdômen (diminuindo o impacto na coluna), além de : fortalecer a articulação do joelho e dos músculos da perna, trabalha a mobilidade da coluna, melhora a flexibilidade e equilíbrio muscular e realiza treino da marcha.
Problemas de postura e dores? Podemos te ajudar com a solução ideal para você. Seja com Pilates, quiropraxia, acupuntura ou massagem, você vai sair mais aliviada e disposta! Entre em contato e saiba mais:
*A professora Kelly ministra aulas de Pilates no Espaço Kaizen. Agende sua aula experimental através do telefone (11) 5423-0640 ou faça-nos uma visita na Rua Conde de Itu, 964.