Especialistas afirmam que a atividade física para as gestantes fortalece não só o coração da futura mamãe, mas também o do bebê. As atividades mais indicadas nessa fase são: Pilates e Yoga, que apresentam intensidade adequada.
A Yoga proporciona benefícios físicos que se refletem na qualidade de vida, ou seja, relaxa , corrige a postura, dá mais vigor e tonifica os músculos.
De acordo com a filosofia, os exercícios posturais são procedimentos que compreendem a alma, o mundo exterior e o Universo.
Leia também:
– Gestante, o Pilates é perfeito para você manter a forma
– Benefícios para quem pratica Yoga
Os benefícios da Yoga são reflexos de toda a transformação espiritual que resulta no funcionamento correto dos órgãos, além dos cuidados com a alimentação e a incorporação de hábitos saudáveis na rotina.
Veja as principais vantagens do Yoga:
– Melhora a qualidade de vida, impulsiona a serenidade e a tranquilidade;
– O corpo fica mais alongado e tonificado;
– Propicia equilíbrio emocional;
– Atenua as dores nas costas;
– Não apresenta contraindicações.
O Pilates traz tranquilidade e bem-estar, acentuando a ansiedade natural decorrente da gestação, além de auxiliar as futuras mamães antes, durante e após o parto.
Destacamos os principais benefícios do Pilates:
– Previne câimbras, varizes e lesões;
– Eleva a consciência corporal;
– Reduz o inchaço e os edemas nas pernas, pés e braços;
– Melhora a postura e a circulação;
– Diminui o estresse e ajuda a manter a concentração no momento do parto.
Os especialistas reiteram que, com a região pélvica fortalecida, a gestante tem mais facilidade para realizar o parto natural, uma vez que a consciência corporal contribui para relaxar e contrair os músculos necessários.
O Pilates e a Yoga aumentam o gasto calórico, o que colabora para o controle do aumento de peso na gravidez e evita a sobrecarga nas articulações, entretanto, a prática de atividade física na gestação deve ser realizada com autorização médica.
Fonte: Universidade Gama Filho