Blog

Pilates como opção de tratamento e reabilitação: benefícios e aplicações terapêuticas

Pilates como tratamento: mulher praticando com ajuda de um terapêuta.

O pilates como tratamento ou como reforço na reabilitação é uma opção bastante indicada como uma forma prática, eficiente e saudável de conseguir se recuperar ou melhorar de diversas condições. Os efeitos e benefícios dos pilates, cada vez mais, têm mostrado resultados positivos para a melhora da saúde e fortalecimento do corpo. 

Alívio de dores, fortalecimento da musculatura, alinhamento da postura, condicionamento físico e flexibilidade são alguns dos principais ganhos e benefícios que a prática pode ocasionar. Quando combinados com outros exercícios e acompanhamento médico, o pilates se torna um recurso importante e uma ferramenta excelente para a terapia.

Veja mais!

Pilates terapêutico para tratamento e reabilitação

O pilates terapêutico é uma forma de encarar o exercício como um auxílio para a saúde, seja na reabilitação ou na melhora de condições físicas e até mesmo no combate a certas enfermidades. Esta concepção permite que o exercício do pilates para reabilitação se desdobre em novas técnicas e usos.

Por definição, o pilates terapêutico é a aplicação dos exercícios de alongamento para a terapia e reabilitação de diversas condições que favorecem o condicionamento físico. Quando esses exercícios assumem seu lado terapêutico, são enriquecidos com um cuidado especial com a saúde e o condicionamento dos pacientes. 

O pilates para reabilitação tem como principal fundamento a análise individual e focada no problema real do paciente – seja em uma doença, condição ou qualquer que seja o empecilho de saúde que agrava a situação do praticante. É importante essa análise para que os exercícios tenham caráter terapêutico. 

Embora o pilates tradicional já tenha algum grau de reabilitação e possa ser aplicado no tratamento de algumas condições, a recuperação com pilates só recebe maior foco quando estes exercícios são orientados para a reabilitação.

Diferentes estudos afirmam que o pilates pode realmente ser utilizado como tratamento. Doenças e condições como dores e até lesões nos músculos podem ser tratados com os exercícios de pilates.

Você pode se interessar também por: Pilates para dor cervical: como aliviar a tensão no pescoço com a prática 

Benefícios do pilates para tratamento e reabilitação

Entre os benefícios no uso do pilates como tratamento e reabilitação, podemos citar melhora na flexibilidade, de dores nas costas e prevenção da rigidez muscular. Não só isso como, também, a prática do pilates na reabilitação traz uma ampla variedade de benefícios, como por exemplo:

1. Melhora da mobilidade e flexibilidade

Os exercícios de pilates para tratamento e reabilitação melhoram a mobilidade e flexibilidade, concedem maior elasticidade para os músculos e diminuem os riscos de lesões. São ganhos e benefícios realmente interessantes para o corpo.

2. Aumentando a amplitude de movimento

O pilates traz benefícios que são cumulativos e evoluem cada vez mais no corpo humano. Conforme os pacientes e praticantes realizam os alongamentos, seus músculos se adaptam e o corpo aumenta a amplitude dos movimentos.

3. Prevenção de rigidez muscular e articular

A rigidez muscular e articular é um efeito do amadurecimento dos músculos que diminui a amplitude dos movimentos, dificulta a mobilidade e pode até causar dor. Os exercícios de pilates melhoram e previnem essa rigidez.

4. Fortalecimento muscular e estabilização

Geralmente, os exercícios de pilates como tratamento são associados com alongamento e mobilidade. No entanto, eles também podem fortalecer a musculatura do corpo e estabilizar a nossa estrutura muscular.

5. Foco no core e na musculatura de suporte

Um dos benefícios do pilates na reabilitação é o seu foco e fortalecimento no core, o núcleo do corpo, e toda musculatura de suporte. Isso possibilita que os ganhos com os exercícios sejam relevantes para o dia a dia e auxiliem em sua rotina.

6. Redução do risco de lesões futuras

Com o fortalecimento dos exercícios e com o aumento da amplitude dos movimentos, flexibilidade e elasticidade dos músculos, diversas lesões podem ser prevenidas. Essa característica torna o pilates como tratamento ainda mais relevante, pois oferece, além da reabilitação, a prevenção.

Pode ser interessante também: Antes e depois do pilates: transformações e benefícios

7. Alívio da dor e recuperação funcional

Muitos dos exercícios e benefícios do pilates na reabilitação estão relacionados ao alívio da dor e recuperação motora. A possibilidade de melhorar a coordenação e funcionamento do corpo é uma das vantagens trazidas pela aplicação do pilates para reabilitação.

Pilates para alívio de dores crônicas

Há diversas técnicas e exercícios de pilates para reabilitação que aliviam as dores crônicas, especialmente nos músculos das costas. Essas técnicas envolvem o uso da famosa bola de pilates e outros equipamentos, ou até mesmo exercícios simples de costas, que o paciente pode até realizar deitado.

Durante a recuperação de cirurgias o pilates é uma excelente alternativa. A recuperação com pilates envolve exercícios leves, que aumentam a amplitude, concedem resistência e não são agressivos. São excelentes para conseguir manter o corpo ativo sem movimentos bruscos.

Quando utilizado para reabilitação, o pilates se torna excelente a longo prazo, sobretudo pelo seu benefício na postura e alinhamento corporal. Com o pilates, é possível ter um corpo mais estável em sua posição natural, uma das preocupações mais essenciais para os primeiros exercícios de pilates para tratamento.

Diversas condições comuns podem ser tratadas com pilates como tratamento. Entre algumas dessas condições estão problemas na coluna vertebral, escoliose e até mesmo condições de musculatura fraca.

1. Problemas na coluna vertebral

A coluna vertebral é uma estrutura importante para a saúde humana, nossa mobilidade e sustentação. Quando ela está em mau estado todo o corpo padece. A pessoa sofre com dores, tem dificuldade na mobilidade e a qualidade de vida geral cai. Por essa razão há alguns exercícios de pilates aplicados para reabilitar uma série de condições de coluna.

2. Escoliose, hérnia de disco e espondilolistese

Algumas doenças e condições que afetam a coluna vertebral podem ser combatidas com o pilates como tratamento. Entre algumas dessas enfermidades estão a escoliose, hérnia de disco e espondilolistese, com seus respectivos benefícios:

 

  • Escoliose: os exercícios melhoram a flexibilidade e ajudam a acertar a postura;

  • Hérnia de disco: o pilates é muito recomendado para aliviar a dor e pressão na área afetada; 

  • Espondilolistese: recomendado como tratamento conservador, e auxilia a manter a musculatura forte e evitar lesões por causa da condição. 

 

Todas essas condições podem ser tratadas ou ao menos reabilitadas por meio do pilates. Isso só comprova como o poder terapêutico do pilates é importante e pode ser benéfico para a saúde da coluna vertebral.

3. Alívio da dor nas costas

Quem sofre com dores nas costas recebe ainda mais benefícios do pilates na reabilitação, que fortalece toda a musculatura e sua sustentação. Aqueles que sofrem com dores constantes de coluna ou costas recebem um tratamento especial dos exercícios de pilates para tratamento.

O pilates terapêutico pode ser utilizado para reabilitar lesões nos músculos, esqueléticas ou em ambas as partes do corpo. O tratamento depende do fortalecimento da musculatura e de mais flexibilidade nas juntas, dois benefícios garantidos pelo pilates.

4. Recuperação de lesões esportivas

Esportistas são praticamente recordistas em lesões musculares, então a prática do pilates como tratamento é muito recomendada para este grupo. Tanto o pilates tradicional quanto o terapêutico são excelentes para recuperar ou até mesmo prevenir lesões.

5. Tendinites e bursites

Tendinites e bursites são dois tipos de doenças que causam bastante dor, e o pilates terapêutico é incrível para prevenir e atenuar essas dores. O condicionamento físico e a melhora da musculatura também são dois benefícios interessantes para quem sofre de ambas as condições.

Pilates Kaizen: saúde e bem-estar

O pilates tem um papel importante na saúde e bem-estar, tanto no foco para reabilitação quanto nos exercícios tradicionais. Ambos fornecem mais saúde, disposição, fortalecem os músculos e tornam a rotina mais tranquila. O mais interessante é que suas atividades são simples, e há opções para todas as idades.

Os benefícios são inúmeros, como flexibilidade, prevenção de doenças e tratamentos de condições. A inclusão do pilates para reabilitação na rotina pode potencializar a sua qualidade de vida e conseguir trazer diversas vantagens, especialmente na prevenção e auxílio na disposição geral.

Com todos esses benefícios associados à prática, busque o Espaço Kaizen para desenvolver um plano de saúde integral, holístico e capaz de oferecer mais disposição para o seu dia a dia. Seja como tratamento ou prevenção, o pilates é um conjunto de exercícios especial, capaz de oferecer mais saúde para a sua rotina. 

Busque o Espaço Kaizen para realizar suas atividades de pilates e ter mais saúde com uma opção terapêutica em sua rotina. Estamos localizados na zona sul de São Paulo.

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter