Blog

Outubro Rosa: Yoga e o câncer de mama, redução do estresse e aumento da qualidade de vida

mulher sentada de costas com blusa cinza e calça preta em cima de mat de yoga rosa com o símbolo da fita de causa branco desenhado

O Yoga é uma prática focada no bem-estar e qualidade de vida individual do praticante, portanto, todas as limitações e objetivos do aluno são as premissas para uma prática equilibrada.

Mulheres que fazem tratamento ou que passaram por cirurgia de câncer de mama, encontram na prática do Yoga uma maneira de melhorar a funcionalidade do corpo, reduzir a fadiga e o estresse, bem como melhorar a qualidade do sono e de vida em todos os sentidos.

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais afeta mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2018, o câncer de mama correspondeu a 29% em relação a todos os tipos de cânceres e sendo 16% a taxa de óbito em decorrência desse tipo de câncer.

O diagnóstico do câncer de mama deve ser realizado o mais cedo possível para assim se obter um prognóstico favorável. Em todos os casos, a confirmação do diagnóstico gera desequilíbrio emocional, psicológico e físico na mulher devido ao pavor do tratamento, cirurgia e possível morte. Dessa forma, o impacto negativo leva a prejuízos que pioram os efeitos adversos dos tratamentos, como fraqueza, enrijecimento de articulações e dores. Além disso, dentro do aspecto psicológico, a mulher pode desenvolver depressão por perda da auto-estima, já que a mama é uma parte do corpo importante para a feminilidade.

A prática regular de Yoga promove qualidade de vida ao reduzir a fadiga, melhorar o sono e a vitalidade física e mental através das posturas mais indicadas para cada caso, estilo de prática, pranayama e meditação. De acordo com a ASCO (American Society of Clininal Oncology), publicou um estudo que mostrou que as mulheres que praticaram Yoga durante o tratamento convencional do câncer tiveram 12% de melhora na fadiga, funcionalidade física e qualidade de vida no geral em relação àquelas que não praticaram Yoga.

Antes de se matricular nas aulas de Yoga, converse com médico para te indicar um local e um instrutor experiente e preparado para receber pessoas com câncer. Isso porque existem posturas e séries que devem ser evitadas a fim de não induzir efeitos indesejados. Principalmente aqueles que passaram por retirada de linfonodos e com metástases ósseas devem tomar cuidado redobrado para a prática não induzir linfedema e fraturas patológicas, respectivamente.

O Espaço Kaizen oferece aulas de Yoga para todas as idades e todos os objetivos. Venha fazer sua aula experimental!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Receba nossa Newsletter