Blog

Aprenda três posturas básicas do Yoga que ajuda a manter a concentração o dia todo

1) Shashankasana

  1. Sente-se em Vajrasana com as mãos nas coxas. Mantenha a parte superior do corpo ereta e relaxada.
  2. Inale e levante ambos os braços acima da cabeça.
  3. Exalando, mantenha as costas eretas e dobre a parte superior do corpo e os braços para a frente dos quadris, até que os braços e o peito toquem o chão. As nádegas permanecem apoiadas nos calcanhares.
  4. Respire normalmente permanecendo nesta posição por um tempo. Relaxe todo o corpo, especialmente os ombros, pescoço e costas.
  5. Inale e mantenha as costas eretas e levante a parte superior do corpo e os braços.
  6. Exalando, retorne para a posição inicial.
  7. Repita a sequência por 3 vezes. Permaneça curvado por algum tempo e perceba conscientemente o movimento da respiração na coluna vertebral.

Benefícios
Melhora o fornecimento de sangue à cabeça e, portanto, nutre os olhos e todas as funções cerebrais. Ajuda a aliviar a fadiga e promove a concentração. A ansiedade e a depressão são aliviadas devido ao seu efeito calmante. Toda a coluna e os músculos das costas relaxam nesta posição e a respiração se aprofunda na parte de trás dos pulmões. A respiração abdominal realiza suave massagem os órgãos digestivos.

Cuidados
Evite este Asana se tiver hipertensão, glaucoma ou tonturas.

2) Akarana Dhanurasana

  1. Fique de pé com as pernas abertas. O pé direito aponta para a frente e o pé esquerdo para fora. Gire a cabeça para a esquerda. A parte superior do corpo permanece de frente.
  2. Endireite o braço esquerdo lateralmente até a altura dos ombros e forme um “jóia” com a mão com o polegar esticado para cima.
  3. Selecione um ponto fixo ao longo da linha estendida do braço e traga a ponta do polegar esquerdo para que ele esteja alinhado com esse ponto. Durante o movimento seguinte, o olhar é sempre direcionado para a ponta do polegar esquerdo.
  4. Forme um “jóia” com a mão direita com o polegar esticado para cima. Traga a mão direita para a mão esquerda para que o polegar direito esconda o polegar esquerdo.
  5. Inale lentamente, dobre o braço direito como se esticasse um arco. Durante este movimento, os cotovelos permanecem na altura dos ombros.
  6. Mantenha a respiração por um curto espaço de tempo nesta posição.
  7. Exale lentamente e mova a mão direita novamente para a mão esquerda, até o polegar direito novamente na frente do polegar esquerdo.
  8. Coordene com a respiração e repita o movimento do braço lentamente, com grande concentração por 3 vezes.
  9. Volte para a posição inicial e repita o exercício do outro lado.

Benefícios
Alonga e abre os músculos do tórax, enquanto fortalece os músculos dos ombros, braços e costas. Incentiva a respiração saudável e profunda. O Asana é de grande benefício para asma e bronquite. Ele incentiva a concentração e melhora a visão deficiente.

3) Garudasana

  1. Fique de pé com as pernas juntas. Concentre-se em um ponto fixo na frente para manter o equilíbrio. Levante os braços, dobre os cotovelos e rode o braço esquerdo debaixo e ao redor do braço direito. Traga as palmas juntas.
  2. Transfira o peso para a perna esquerda. Dobre-o ligeiramente e enrole a perna direita em torno da perna esquerda.
  3. Dobre a parte superior do corpo para a frente até o cotovelo esquerdo tocar o joelho direito. As costas devem permanecer tão eretas quanto possível.
  4. Permaneça respirando por algum tempo nesta posição. Retorne à posição inicial e repita o exercício do outro lado.
  5. Depois que um praticou este Asana por algum tempo, ele pode ser realizado com os olhos fechados e a concentração no equilíbrio.

Benefícios
Aumenta a capacidade de concentração, melhora a estabilidade das pernas e dos pés e promove o equilíbrio. Promove harmonia mental. Traz uma influência benéfica sobre os órgãos reprodutores masculinos e é especificamente recomendado para problemas de próstata.

O Espaço Kaizen oferece aulas de Yoga para todas as idades e todos os objetivos. Venha fazer sua aula experimental!

Com informação de Yoga in daily life

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter