Exercícios podem trabalhar a musculatura, postura e o alongamento, principalmente se aplicado de forma focada para o treino de corrida
O Pilates é uma atividade que une força, flexibilidade e equilíbrio, prezando pela concentração, respiração e execução dos movimentos de forma fluida e com bom posicionamento do corpo. Ele pode ser um bom aliado do corredor para trabalhar sua força muscular e postura, principalmente se aplicado de forma focada para a corrida.
O instrutor de Pilates pode trabalhar a correção da pisada por meio de exercícios para melhor posicionamento de tornozelos, joelhos e pelve. A força dos grupos musculares importantes para a corrida também pode ser treinada com a utilização da resistência das molas dos equipamentos: o glúteo médio, que mantém a pelve e o joelho alinhados; o glúteo máximo, importante na manutenção da postura ereta e impulsão; a panturrilha, que tem papel fundamental na absorção de impacto; e o quadríceps, principal motor do joelho.
Consciência corporal, propriocepção e equilíbrio também são estimulados com essa técnica, melhorando o movimento do corpo durante a corrida.Todos os exercícios de Pilates são realizados com uma intenção de crescimento do corpo e com contração do chamado “Power House”, cujo principal músculo é o abdômen.
Leia também:
– Pilates e ciclismo
– Pilates e circunferência abdominal
Isso auxilia na manutenção de uma boa postura na corrida e no controle da estabilidade do tronco. Há um treinamento intenso do “CORE” nos exercícios de Pilates, promovendo uma melhor estabilidade de tronco, que é entendida hoje como fundamental na prática de qualquer esporte.
O alongamento da musculatura também é algo bastante trabalhado. Manter os músculos com flexibilidade normal e as articulações com a amplitude de movimento adequada é uma ferramenta do corredor na prevenção de lesões. Não pense que o Pilates é uma atividade muito fraca para corredores: quando aplicado de forma direcionada ele é uma ótima ferramenta no preparo do corpo para a corrida.
Faça Pilates com a gente no Espaço Kaizen. São apenas 3 alunos por turma, formadas de acordo com objetivos e nível de cada um. Entre em contato conosco:
Por Raquel Castanharo
Fonte: Globo Esporte