O ligamento cruzado anterior é responsável por manter a estabilidade do joelho, evitando a projeção da tíbia (osso da canela) à frente do fêmur (osso da coxa) e também promove resistência em movimentos de rotação.
Entre os sintomas agudos estão a dor e inchaço precedidos de um “estalo” que a pessoa sente no momento do rompimento. Já os sintomas crônicos, ou seja, aqueles que aparecem após alguns dias da lesão estão a instabilidade do joelho (sensação de falha da articulação) e artrose caso o tratamento não seja instituído.
Na maioria dos casos de ruptura do ligamento cruzado anterior, a cirurgia é necessária para reparação a fim de recuperar a função da articulação dependendo da extensão e gravidade da lesão.
O método Pilates traz uma opção para o fortalecimento da musculatura durante o processo pós-cirúrgico. Os músculos mais fortes ajudam a proteger a articulação lesionada.
O equilíbrio e a consciência corporal é trabalhada com o paciente a fim de que seja estimulado a gerar uma resposta adequada diante de situações que requerem a torção do joelho para que evite tensão sobre a lesão.
O alongamento de todo o corpo, especialmente na região dos quadris é importante para evitar tensões na articulação afetada.
No Espaço Kaizen nossos professores estão aptos a receber você que precisa fortalecer sua musculatura a fim de evitar a ruptura do ligamento ou mesmo se você já tem uma lesão nessa articulação. Venha nos fazer uma visita. Agende sua aula experimental.