O método Pilates atualmente é classificado em duas metodologias: Clássica (Original) e Contemporânea. E hoje, vamos falar aqui na Revista um pouco sobre o método Clássico.
Como o nome já sugere, o Clássico é o Pilates exatamente como foi criado pelo mestre Joseph, baseado na contrologia. Inicialmente era usado para treinar dançarinos e bailarinos.
Hoje em dia, poucos profissionais trabalham somente com o Pilates Clássico puramente dito. Isso porque, com o passar do tempo, perceberam a necessidade de adaptar o método a fim de atender todos os tipos de pessoas, com limitações, deficiências, etc.
Leia também:
– Pilates é alternativa para envelhecer com qualidade
– Pilates: Climb a tree
Um professor de Pilates clássico ensina apenas os exercícios desenvolvidos por Joseph. Ele pode até fazer ajustes para treinar um cliente no início, porém, a intenção é sempre prepará-lo para que um dia ele seja capaz de fazer a versão original do movimento.
Há quem se pergunte por que limitar-se às criações de Joseph Pilates, e não desenvolver um trabalho próprio ou outros já consagrados no mercado. E os defensores clássicos costumam dizer que ‘’acredita-se que fazer todo o caminho do Sr. Pilates realmente esculpe o corpo, a mente e conduz ao equilíbrio’’.
Apesar de Joseph não ter tido filhos, o legado e as técnicas de exercício do Pilates foram preservados e desenvolvidos por meio do trabalho de seus discípulos:
– Romana Krizanowska;
– Mary Bowen;
– Robert Fitzgerald;
– Ron Fletcher;
– Eve Gentry;
– Kathy Grant;
– Jay Grimes;
– Bruce King;
– Carola Trier;
E por último, não podíamos deixar de falar de Lolita San Miguel, única discípula viva e ainda em atividade. Lolita continua percorrendo o mundo levando os ensinamentos de Joseph para todos os pilateiros.
Na próxima matéria falaremos um pouco mais sobre essa figura super importante dentro do método, que dedica-se a manter o Pilates vivo, passado de geração para geração.
Deixe seu comentário no fim da página 🙂
RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Quiropraxia no Espaço Kaizen. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):
Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br