Na aula de Yoga para crianças, é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar a criança: regras de como viver em sociedade; como respeitar a natureza, os animais; como brincar e divertir sempre com respeito pelos outros; como respirar corretamente; coordenar os movimentos com a música, desenvolvendo a concentração; aprender a relaxar e a acalmar utilizando ferramentas que serão muito úteis no dia-a-dia da criança, melhorando dessa forma a concentração e a aprendizagem.
Todas estas técnicas terão um efeito muito positivo na criança, que, além de todos os benefícios do exercício físico, aumenta a auto-estima, desenvolve uma atitude positiva perante a vida e interioriza o respeito pela natureza e pelo próximo, ajudando a tornarem-se adultos fortes, saudáveis, emocionalmente inteligentes e com elevada auto-confiança.
Leia também:
– O poder das historias na Yoga para crianças
– Yoga para o desenvolvimento completo da criança
Principalmente, e o mais importante de tudo, é que uma aula de Yoga é um momento divertido, em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre, o que sem dúvida contribui, igualmente e muito, para a sua felicidade.
Benefícios da prática de Yoga Kids
- Promove o relaxamento e concentração
- Promove a criatividade
- Promove a auto-estima
- Promove posturas corretas (da coluna e membros)
- Promove a coordenação físico-motora
- Corrige maus padrões respiratórios
- Equilibra o sistema nervoso
- Fortalece o sistema imunológico
- Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração
- Promove a disciplina
Estrutura da aula de Yoga para crianças
A prática do Yoga incide em 3 pontos fundamentais:
1) Asanas
A base do Yoga assenta na sequência de asanas feitas durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração.
Os asanas promovem o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e força. Para além do desenvolvimento motor e respiratório, o Yoga atua ao nível do sistema nervoso, equilibrando toda a personalidade da criança.
Na aula de Yoga para crianças o professor e as crianças contam a história com cada posição, aludindo sempre a nomes de animais e elementos da natureza que tentam representar, num claro convite à imaginação do grupo.
2) Pranayama (respiração)
A consciencialização da respiração dá-nos uma ligação muito importante entre corpo e mente, proporcionando um elevado sentimento de harmonia e confiança interiores, para além de uma melhor coordenação física.
A prática contínua do Yoga permite, entre outras coisas, corrigir maus padrões respiratórios que podem ter efeitos nefastos na saúde em geral.
3) Relaxamento
Todo o trabalho da aula prepara para o relaxamento, através da concentração no corpo. É um elemento fundamental para a prática do Yoga e irá servir para iniciar e finalizar a aula.
O ambiente deve ser calmo, arejado e agradável, onde será possível relaxar física e mentalmente, para que a aula decorra convenientemente e termine da melhor maneira, com crianças calmas, mas plenas de energia.
Na aula de Yoga é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar algumas regras à criança: respirar corretamente; ao coordenar o movimento com a música e com a respiração, desenvolve a concentração; aprendem a relaxar e a acalmar, utilizando como ferramentas úteis no dia-a-dia e melhorando a aprendizagem.
Traga seu filho para fazer Yoga Kids com a gente no Espaço Kaizen, entre em contato:
Fonte: FPYoga