Parece uma preparação para o Leg pull back não é mesmo? Que dentro do Pilates poderíamos praticar para desenvolver um bom controle do corpo, alongando toda a parte frontal além de fortalecer braços e punhos. Sobre a posição da cabeça, diverge de escola para escola se devemos ou não fazer o aceno de cabeça olhando para a frente ou para o teto.
Só que, para o mundo do Yoga, chamamos esta posição de Purvottanasana, em sânscrito, alongamento intenso para leste e não é só um nome complexo, é uma postura que carrega com ela uma profunda simbologia. Os antigos yoguis preconizavam que você deveria sempre olhar para leste ou para norte em suas práticas (fonte: Gheranda Samhita). Agora você ficou curioso para saber por quê? Saiba que os hindus são totalmente ligados com as forças da natureza e quando você vira sua face para este lado, levamos as propriedades energéticas que este dois pontos cardeais carregam:
Leia também:
– Pilates: Exercício da tesoura
– Yoga e Pilates melhoram as passadas e a postura na corrida
Leste é guardado pelo Sr. dos Raios e trovões e nos protege trazendo coragem e poder. Este ponto também é o quarto do sol nascente, representando a fonte de vida na Terra; Já Norte é guardado por uma estrela chamada Dhuva que em sânscrito significa eterno e é a personificação da força de vontade. Que praticante não deseja esta qualidade? Além disso sempre que você falar do Norte eles irão associar com o majestoso Himalaia, uma mística montanha que é considerada uma ponte celestial de contato para Deuses e Deusas.
Da próxima vez, leve uma bússola e boa prática!
Faça Pilates com a gente no Espaço Kaizen. São apenas 3 alunos por turma, formadas de acordo com objetivos e nível de cada um. Entre em contato conosco:
Visite nosso site Espaço Kaizen
Por Ge Gurak
Fonte: Revista Pilates