Blog

Você é flexível?

Por Cintia Costa

Foto: Jutta Klee/ableimages/Corbis

Quando observamos um bebê, vemos o quanto ele é flexível. Como é fácil levar o pé na boca, segurar os dois pés com as mãos e crescer a perna para longe sem esforço. Porém, à que medida  o ser humano cresce, fica mais difícil realizar um alongamento sem esforço. Ficamos muito tempo sentados em uma mesma posição, pouco tempo para realizar uma atividade física. Alongamento então, é só uma espreguiçada, na hora de levantar. Com isso nossas articulações ficam rígidas e a musculatura tensa com o passar dos anos.
Para ter uma boa flexibilidade é preciso se alongar, mexer o corpo em intervalos de tempo regulares durante o trabalho, para não desenvolver tensões musculares crônicas. O que se busca, é qualidade de movimento, ter uma movimentação fluida. Você deve ser capaz  de realizar uma atividade da vida diária sem dor.
Leia também:
Dicas para ter uma boa postura no dia a dia
7 motivos para praticar atividade física
Algumas dicas para melhorar a sua flexibilidade:
– Realize alongamento diariamente, principalmente nas regiões do corpo, que você sente um maior encurtamento e tensão.
– Não permaneça mais de duas horas em uma mesma posição. Se trabalha muito tempo sentado, levante em intervalos reulares para beber água por exemplo.
– Use uma cadeira de encosto na altura das escápulas e se alongue, por cima do encosto da cadeira, apoiando as suas mãos no seu pescoço.
– Fique em pé, com a cabeça, coluna e o quadril apoiados em uma parede. Posicione seus pés um pouco a frente da linha dos joelhos. Olhe sempre para frente, cresça o topo da cabeça para o teto e abra seus braços e cresça os braços para longe.
– Respire. Pessoas muito estressadas tendem a jogar a tensão para os ombros.
Portanto mexa-se. O alongamento pode ser conquistado com disciplina. Alongar somente uma vez por semana, não é eficaz. Quando você melhora sua flexibilidade, melhora também a sua disposição e qualidade de vida.
Cintia é fisioterapeuta e professora de Pilates no Espaço Kaizen. Agende a sua aula experimental através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter