Blog

Pilates na gestação: uma prática segura e eficiente

Método Pilates

O método Pilates promove um corpo mais forte, flexível e equilibrado. A técnica envolve uma série de movimentos e posições que ajudam a aprimorar a coordenação motora e a consciência corporal. O controle na respiração e o relaxamento são importante para o controle de cada exercício.

Os movimentos são focados no abdômen, assoalho pélvico e músculos das costas, fundamentais para uma boa postura. Se seus músculos estão fortes, você tem equilíbrio corporal. O Pilates te ajuda a obter essa força através de exercícios de controle e movimentos desafiadores para seu corpo.

Ao fortalecer o centro de força, os músculos das costas e assoalho pélvico, o Pilates torna-se uma técnica perfeita para gestantes. Os principais benefícios do Pilates são focados justamente naquelas regiões que são muito requisitadas durante a gestação e o pós-parto.

 

  • Força nos músculos abdominais: trabalha melhor seu corpo para lidar com as tensões causadas pelo peso do bebê na barriga. A importância de tonificar essa região é que os hormônios da gestação fazem os ligamentos das articulações tornarem-se mais flexíveis, ficando mais propensos a lesões.
  • Redução das dores nas costas: trabalhando os músculos abdominais e das costas, esta fica estabilizada, assim como a pélvis.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico: a força nesse região te ajuda a suportar seus intestinos, bexiga e útero no decorrer do crescimento do bebê e seus movimentos. Impedindo escape de urina ou incontinência urinária durante a gestação.
  • Ajuda no seu equilíbrio: os exercícios de Pilates ajudam a fortalecer o seu centro de força e faze-la estabilizar o corpo.
  • Tira a tensão das costas e da pélvis: usando posições alternativas aos exercícios clássicos, o que é ótimo para a gravidez. No final da gestação, também pode ajudar a colocar seu bebê na posição correta para o nascimento.
  • Relaxamento e controle da respiração: fundamentais durante a gestação e o parto.

 

E se eu não tiver feito Pilates antes?

Antes de tentar praticar Pilates, converse com seu médico e procure um profissional especializado em Pilates para gestantes para tirar suas dúvidas.

 

Seguem algumas dicas para uma prática segura:

  • Esteja atenta e verifique se o estúdio e o instrutor de Pilates estão aptos a atender gestantes;
  • Um profissional atento vai te passar exercícios e posições seguras;
  • Não estire suas articulações em excesso, pois o hormônio relaxina torna essas regiões passíveis de lesão;
  • Evite posições desconfortáveis como suportar o peso nas mãos e joelhos, que podem levar a dores.

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Nossos professores estão aptos a receber e ajudar gestantes. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Experimente 3 aulas gratuitas

Aulas de Yoga ou Pilates. Faça já!

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter