“Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sob o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – Saúde e Felicidade.” Joseph H. Pilates 1934
Pilates é uma técnica desenvolvida por Joseph Hubertus Pilates que se baseou em estudos sobre anatomia, artes marciais e ginástica. Joseph nasceu em Dusseldorf na Alemanha em 1880 e se interessou pelo estudo do corpo humano desde muito jovem, pois era uma criança de saúde precária. Em seus estudos buscava diversas maneiras de superar sua limitação física e melhorar sua qualidade de vida. Levou seus estudos tão a sério que aos 14 anos já posava para quadros e livros de anatomia. Mais tarde, tornou-se esquiador, mergulhador, artista de circo e boxeador profissional.
Durante a Primeira Grande Guerra, Joseph foi morar na Inglaterra, mas devido a sua naturalidade alemã, foi perseguido e mandado para um campo de prisioneiros em Lancaster. Mal acostumado ao sedentarismo, Joseph passou a ensinar artes marciais e condicionamento físico aos colegas de prisão. Nessa época houve uma epidemia de Influenza – nome dado ao vírus causador da gripe – entre os encarcerados em todo o continente europeu, mas os detentos de Lancaster não tiveram os sintomas da doença, já que estavam mais fortes graças aos exercícios ensinados por Joseph H. Pilates.
Com o fim da Guerra, Joseph começou a trabalhar como voluntário em um hospital que recebia os doentes e mutilados de guerra. Nesse momento que começou a utilizar molas e materiais hospitalares a fim de facilitar a locomoção dos pacientes dando a eles melhor qualidade de vida, esses equipamentos deram origem aos que são utilizados pela técnica Pilates até os dias atuais. Após dez anos trabalhando com os doentes, Joseph voltou à Alemanha para aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos para aplicar aquilo que tinha desenvolvido na Inglaterra.
Na Alemanha, seu método ficou conhecido. Assim, foi convidado para treinar o exército nacionalista, mas Joseph recusou-se trabalhar para o governo. Então, por volta de 1923, foi para Nova Iorque, onde abriu o seu primeiro estúdio. Apesar de não se saber muito a respeito de seu trabalho nos primeiros anos nos Estados Unidos, foi na altura dos anos 40 que mestre e método ficaram conhecidos entre bailarinos e coreógrafos no país. “Joe”, como o chamavam na classe de dançarinos, era indicado por nomes famosos do balé, como Ruth St Dennis, Ted Shaw, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, propagando os conceitos do método entre alunos e bailarinos.
Em 1966, Pilates, perde seu estúdio em Nova Iorque em decorrência de um incêndio e no ano seguinte, 1967, aos 87 anos, falece por insuficiência respiratória. Sem deixar “herdeiros”, Clara Pilates, sua esposa, passou a gerenciar o estúdio até 1970 quando passou a direção para Romana Kryzanowska, ex-aluna de “Joe”. Além do estúdio fundado por Pilates, outros alunos abriram os seus próprios. Os pioneiros foram Carola Trier, dançarina, e Bob Seed, jogador de hockey. Mas as únicas instrutoras oficialmente certificadas pelo próprio Pilates tendo diploma da Universidade Estadual de Nova Iorque foram Kathy Grant e Lolita San Miguel.
Ron Fletcher era dançarino de Martha Graham e devido a uma lesão no joelho começou a estudar com “Joe”. Fletcher, nos anos 70, abriu seu estúdio em Los Angeles sendo o maior divulgador do método, pois atraiu muitas estrelas de Hollywood.
O repertório original de 34 exercícios de Pilates tem sido expandido e modificado por instrutores e organizações de certificado pelo mundo. Entretanto, o foco em fortalecimento e alongamento do corpo permanece como um ingrediente essencial de treino. Atualmente, o ensino do método Pilates, no mundo todo, é baseado no estúdio de Fletcher, já que ele tinha profundo conhecimento do conceito original do método além de ter incorporado elementos importantes a ele.
O método Pilates pode ser encontrado, hoje, em academias, universidades, escolas de dança, clínicas, centros de reabilitação e hospitais. No meio científico a contribuição veio do Centro de Medicina dos Esportes de Saint Francis Memorial Hospital, São Francisco em meados de 1984, que abriu seu espaço a fim de reabilitar dançarinos e atletas por meio da série de exercícios do Pilates. O trabalho do Saint Francis foi incorporado na medicina social e em programas de conhecimento físico e prevenção de disfunções músculo-esqueléticas.
Conheça o método de Pilates ministrado no Espaço Kaizen:
O Pilates praticadono Espaço Kaizen vai muito além de uma simples aula. Através do nosso planejamento você terá organizada toda a sua estrutura corporal de maneira única no mercado. A reeducação do movimento combinada com o Pilates irá conservar as suas habilidades corporais por muito mais tempo.
Oferecemos aulas especificas para diferentes grupos:
· Pilates para grupos de no máximo 3 pessoas
Para mulheres e homens que desejam aprender mais sobre seus corpos, tonificar musculatura, ganhar flexibilidade e mobilidade e outros benefícios proporcionados pelo método.
· Pilates Reabilitação
Através do método Pilates e reeducação do movimento, trabalhamos diferentes disfunções de coluna, ombros, quadris e joelhos.
· Pilates Diversão (de 8 a 15 anos)
Aula divertida com professores especializados em desenvolvimento motor, que vai ajudar os mais novos, a usarem melhor seu corpo e ajudar a restaurar os desequilíbrios ocasionados pela má postura adquirida pelo uso do computador, na escola, pelo uso de mochila e atividades do dia-a-dia.
· Pilates para Melhor Idade
Aula mais cadenciada e focada na melhora da força muscular, equilíbrio e resposta motora.
· Pilates para Mamães
Ajuda a fortalecer músculos utilizados na hora do parto, alivia dores de coluna e diminui edemas.
Entre em contato conosco e marque sua aula experimenta gratuita:
R. Conde de Itu, 964. São Paulo
Tel. 5523-0640
msn: espacokaizen@hotmail.com
www.espacokaizen.com.br