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Estudo comprova eficácia do Método Pilates para mulheres da melhor idade

casal de idosos sorrindo sentados em bolas de Pilates azuis cim braços alongados à frente. Vestem roupa cinza

Que o Pilates é recomendado para pessoas na melhor idade não é novidade para ninguém, porém um estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, publicado na revista científica Fisioterapia e Pesquisa, mostra resultados que comprovam a eficácia do método para mulheres acima de 60 anos.

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do método Pilates na autonomia funcional de mulheres da melhor idade. Participaram da pesquisa 52 voluntárias, entre 60 e 78 anos, que foram submetidas a uma avalização geral (idade, peso e autonomia funcional) e ao protocolo de avaliação da autonomia funcional do Grupo Latino-Americano de Desenvolvimento para Maturidade (GDLAM), que consiste em cinco testes (caminhada de 10 m, levantar-se da posição sentada, levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa, levantar-se da posição de decúbito ventral e vestir e tirar uma camiseta). Todas as participantes eram aptas a realizar atividades de rotina sem necessidade de auxílio ou portadoras de qualquer problema de saúde com limitação física, foram selecionadas apenas aquelas com aptidão física para praticar Pilates e que não praticassem outro tipo de atividade física.

As voluntárias foram divididas em dois grupos. Um dos grupos foi submetido a aulas de Pilates com dez exercícios, duas vezes por semana por oito semanas. Já o grupo controle, não passou por qualquer plano de atividade física.

Os dois grupos foram reavaliados após oito semanas, trazendo resultados positivos para o grupo que praticou Pilates. De acordo com o estudo, as voluntárias que praticaram Pilates tiveram diferenças significativamente melhores, inclusive no índice GDLAM, passando da classificação de regular a bom. A pesquisa concluiu que o método Pilates contribui significativamente o desempenho funcional de mulheres acima de 60 anos.

O envelhecimento pode comprometer a captação e interpretação dos estímulos sensoriais, causando limitações no desempenho motor. Vários estudos já comprovaram que a prática regular de atividade física tem demonstrado resultados positivos de ganho funcional em pessoas da melhor idade.

De acordo com a pesquisa, o Pilates, promove o reforço do centro de força, atuando na melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor. O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do centro do corpo garantem a estabilização corporal durante atividades estáticas e dinâmicas, além de favorecer o equilíbrio do praticante. A prática do método por senhoras saudáveis, tal como avaliada no estudo, propiciou melhora significativa em seu desempenho funcional.

O Espaço Kaizen oferece aulas de Pilates para pessoas da melhor idade. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

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