Estudo comprova que massagens pós-exercícios diminuem o tempo de recuperação muscular e dor
Pesquisadores da Universidade McMaster, do Canadá, realizaram um estudo para entender quais os efeitos das massagens depois de exercícios físicos. Os voluntários se exercitavam e depois recebiam massagem feita por profissionais. Por meio de biópsias nos músculos afetados foram documentadas as mudanças biológicas nesses tecidos.
O resultado comprovado foi de que as massagens reduziam sinais de inflamação, pois induziam as células a uma maior produção de organelas que produzem energia. Com os resultados da pesquisa é possível afirmar que as massagens pós-exercícios diminuem o tempo de recuperação muscular, além de reduzir os riscos de lesão. Com isso, é possível substituir ou reduzir o consumo de comprimidos analgésicos e anti-inflamatórios por meio desse tipo de massagem.
Leia também:
– Massagem Ayurvédica: Descubra os benefícios
– Benefícios da massoterapia
“Todos podem buscar a prática como mais um recurso analgésico, etodo recurso analgésico auxilia a recuperação de danos musculares, mas na grande maioria dos casos deve ser associado a outras técnicas”, orienta Raquel Xavier da Rocha, fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Faça Pilates com a gente na HT Pilates. São apenas 3 alunos por turma, formadas de acordo com objetivos e nível de cada um. Entre em contato conosco:
Fonte: Revista Viva Saúde