Estresse não é necessariamente ruim
É imprescindível em casos nos quais você precisa de energia extra para a realização de um esporte, antes de uma reunião importante, evitar um acidente de carro por reflexo rápido, etc. A adrenalina é responsável por aumentar a frequência cardíaca e o cortisol aumenta o açúcar no sangue, enquanto a energia é desviada dos sistemas digestório e imune. Respostas imprescindíveis para o humano pré-histórico lutar ou fugir.
Porém, quando o organismo não relaxa e o estresse persiste, a resposta de luta e fuga pode causar sérios problemas à saúde. Trata-se de uma reação negativa que leva a muitos sintomas como dores de cabeça e estômago, elevação da pressão arterial, dores no peito e problemas de sono.
O estresse pode ser temporário
Como ficar tenso no trânsito lento ou atrasos. Mas a American Psychological Association afirma que o estresse pode ser crônico, principalmente, durante dificuldades financeiras, doenças crônicas ou problemas familiares. Não é necessariamente um evento que causa o estresse e sim, a resposta do organismo ao evento que é o gatilho para o estresse. Quando o cérebro percebe que há uma situação estressante, aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de tensionar os músculos. O estresse pode se prolongar por longos períodos de acordo com os efeitos do organismo. À medida que a massagem relaxa e acalma mente e corpo, alivia o estresse.
A resposta muscular ao estresse culmina em uma tensão localizada ou generalizada. Geralmente, quando o evento termina, a musculatura relaxa. Porém, se o estresse é constante, os músculos permanecem em um estado permanente de tensão. Essa condição leva a dores musculares, articulares, de cabeça, de pescoço e outros sintomas. Já a resposta imunológica ao estresse, faz com que o organismo conserve energia suprimindo o sistema digestório e o imune. A circulação aumenta no coração, pulmões e músculos. Por isso, em condições de estresse crônico, ocorrem doenças como resfriados, gripes e outras, além de problemas digestivos. A massagem é capaz de normalizar a circulação, melhorando o sistema imunológico e restaura as funções normais do sistema digestório, de acordo com o Centro Digestivo e Medicina Integrada Johns Hopkins, EUA. Além disso, contribui para desfazer a tensão muscular que leva ao alívio de todos os efeitos que ela causa.
O alívio do estresse é um dos principais benefícios da massagem. É um componente essencial para pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Estudos clínicos comprovam que uma sessão de massagem diminui significativamente a frequência cardíaca, níveis de cortisol e de insulina.
A pesquisa encabeçada pela American Psychological Association chegou à conclusão que a massagem diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, relaxa os músculos e melhora a produção de endorfina, o hormônio ligado ao bem-estar. Serotonina e dopamina também são estimuladas pela massagem resultando em calma e relaxamento.
Massagem pode ajudar a relaxar os pontos de tensão e dores musculares, melhorar a mobilidade das articulações, melhorar a circulação e diminuir is níveis de estresse.
Você pode contar com o Espaço Kaizen para o alívio do estresse. Nossos massoterapeutas vão ajuda-lo a aliviar as tensões, dores, desconfortos, bem como, promover bem-estar através de diversos tipos de massagem seja para homens ou mulheres. Venha nos fazer uma visita!