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Dor de cabeça: Aprenda 5 passos simples de automassagem para o dia-a-dia

5 passos simples de automassagem

A dor de cabeça pode acometer a cabeça de forma generalizada ou pode aparecer em uma região específica de acordo com a causa, como sinusite, cefaleia, tensão, enxaqueca, etc. Portanto, é de suma importância que você procure um médico a fim de avaliar a causa de sua dor de cabeça. Converse com ele sobre frequência, intensidade e se piora com determinado alimento ou situação.

Quem dá a dica de hoje é massoterapeuta Gisele Santos, do Espaço Kaizen. Ela nos ensina 5 passos simples de automassagem para tirar alguns minutinhos do seu dia e evitar que a dor de cabeça se instale.

 

5 passos simples de automassagem

  1. Massageie por 1 minuto as têmporas, utilizando a palma da mão ou as pontas dos dedos fazendo círculos;
  2. Ainda com as pontas dos dedos, massageie a nuca com ligeira pressão, por 2 minutos;
  3. A região do topo da cabeça deve ser massageada com movimentos circulares que vão se tornando cada vez mais lentos, por cerca de 3 minutos, utilizando as pontas dos dedos. Puxe a raiz dos cabelos de forma suave, por 2 a 3 minutos;
  4. Pince a sobrancelha por 3 vezes, respirando lentamente;
  5. Pince a região entre o polegar e o indicador. Aperte e faça movimentos circulares por 10 segundos. Repita por 5 vezes.

 

“Estes passos ajudam a liberar bastante a tensão e são uma ótima forma de acabar com a dor de cabeça, de forma natural e sem ter que recorrer a medicamentos”, explica Gisele, “para complementar, pode-se permanecer sentado durante a massagem e colocar os pés em uma bacia de água morna com sal grosso”, completa.

Gisele explica que a alimentação é grande aliada no alívio à dor de cabeça. Segundo ela, a ingestão de alimentos ricos em magnésio e beber bastante água durante o dia são essenciais para evitar a dor. Já café, queijos, comida industrializada e embutidos devem ser evitados por pessoas com propensão à dor de cabeça.

Outro ponto importante é a respiração. “Dores de cabeça podem ser falta de oxigênio no cérebro, por isso, respire como se fosse encher o pulmão de ar até não aguentar depois solte pelos lábios como se não quisesse deixar o ar escapar, bem lentamente. Você vai sentir pulsar a cabeça. Solte todo o ar do pulmão sem pressa. Repita esse processo por dez vezes”, ensina Gisele.

A fim de que se possa alcançar resultados mais satisfatórios, é recomendado que um profissional realize uma massagem completa com as manobras corretas para cada tipo de pessoa e causa da dor. No Espaço Kaizen, você encontra profissionais massoterapeutas que vão te ajudar a aliviar a dor de cabeça, bem como outros tipos de dores que podem estar associados ao mesmo problema que gera a dor de cabeça.

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