Pesquisa aponta que função executiva do cérebro é intensificada entre as pessoas que praticam a modalidade

Melhora da saúde, alívio de dores, auxílio na perda de peso e aumento da autoestima. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Yoga proporciona para as pessoas. Agora, de acordo com uma pesquisa da Universidade Wayne State, nos Estados Unidos, recém-publicada no The Journals of Gerontology, adultos que praticaram a modalidade três vezes por semanas – em oito semanas – melhoraram seu desempenho em testes da função executiva do cérebro (coletânea de tarefas mentais feitas automaticamente, como planejar, resolver um problema, entre outras), comparados com quem realizou apenas um trabalho de alongamento e fortalecimento no mesmo período.
Para a realização do estudo, 118 voluntários – com média de 62 anos – foram divididos em dois grupos: o primeiro fazia uma hora de hata-yoga (tipo tradicional, que dá ênfase em sequências de posições relativamente leves, focadas na respiração), três vezes por semana, enquanto o segundo realizava uma hora de aula de alongamento e fortalecimento, também três vezes por semana.
Leia também:
– Yoga: Asanas para aliviar dores lombares
– Yoga: Dicas de autodisciplina para a prática diária
Antes do início das atividades, os voluntários foram submetidos a uma série de testes da função executiva do cérebro, que foram repetidos após as oito semanas de pesquisa. O desempenho do grupo que fez o trabalho de alongamento e fortalecimento não sofreu alterações. Por outro lado, as pessoas que se dedicaram ao Yoga tiveram um aumento significativo nos resultados.
De acordo com os cientistas, o lóbulo frontal do cérebro está diretamente ligado às funções executivas. Uma outra pesquisa, comandada pelo departamento de medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, já indicava que a prática de Yoga aumenta a atividade cerebral nesta região.
Venha fazer Yoga com a gente no Espaço Kaizen, entre em contato:
Por Olavo Guerra
Fonte: Sua Corrida