Feitas em casa, posturas de Yoga dão mais movimento à terceira idade
Devido a desidratação natural do corpo, que ocorre com o passar dos anos, nossas articulações vão ficando “secas”. Como qualquer máquina que sofre quando as engrenagens já não funcionam tão bem e começam a ranger, as articulações do corpo humano também ficam desgastadas, pois a produção do líquido sinovial (encarregado de lubrificar as articulações) já não é a mesma.
O Yoga pode ajudar nesse sentido, mantendo a amplitude dos movimentos ou ajudando a recuperá-los. É possível fazer séries de asanas (posturas físicas) sem sair de casa, utilizando materiais simples como cadeira e cobertor. Mas vale lembrar que é um trabalho que requer muita força de vontade, já que no início pode haver alguma dor.
Leia também:
– Yoga para todos: posturas para fazer em casa
– Exercício de Yoga para relaxar
A partir de agora você poderá conferir uma série de artigos sobre Yoga voltado para a terceira idade. A ideia é ensinar asanas práticos que podem ser feitos em qualquer lugar, para aumentar a qualidade de vida dessas pessoas. Mas antes de começar a realizar a prática em casa, consulte seu médico, converse com ele e escute a sua opinião sobre esse trabalho corporal.
Dicas para uma boa prática de Ásanas
- Faça sua prática de estômago vazio
- Use roupas que permitam o movimento, as de malha são ideais
- Escolha um horário. Pela manhã naturalmente somos mais rígidos, enquanto à tarde temos mais flexibilidade
- O solo onde você vai praticar deve ser estável e sem desníveis
- No início, pratique somente durante 40 minutos
- O local da prática deve ser limpo e arejado
Venha fazer Yoga com a gente no Espaço Kaizen, entre em contato:
Fonte: Personare