Encontramos no Greenvana Style uma dica da Mariana Montenegro muito legal para dar destino às suas toalhas velhas. Se você curte customizar e não aceita desperdícios, essa dica é uma boa maneira de colocar sua criatividade em prática. A artesã Ia Santos ensina o passo-a-passo para transformar toalhas velhas em bolsas.
Uma forma prazerosa de passar o tempo e distrair a mente das preocupações do dia-a-dia.
A você que geralmente acumula um monte de toalhas velhas que acabam sendo usadas como pano de chão, oferecemos uma utilidade mais criativa para elas.
Por quê não transformá-las em bolsas? Isso mesmo! Com a técnica upcycle da artesã Ia Santos, você pode seguir o passo-a-passo e saber como fazer uma bolsa nova de forma simples utilizando o reaproveitamento de materiais.
Para deixar seu verão mais prático, a criação ainda pode ser “desfeita” para a toalha ser esticada na piscina, no gramado ou na praia, por exemplo, e depois voltar a ser bolsa de novo.
De acordo com a matéria e o vídeo publicados no Ciclo Vivo, primeiro você vai precisar de uma toalha, retalhos coloridos, um cortador, uma tesoura, um botão grande, dois cadarços de 50cm para as alças, alguns alfinetes e um cordão de São Francisco dividido ao meio de pelo menos 2 metros.
Você deve cortar os retalhos na medida que quiser e organizá-los para definir como vai ficar a bolsa. Prenda o conjunto de retalhos com alfinetes e costure. Faça isso formando um retângulo que deve ter 70cm x 50cm. Lembre-se de passar as beiradas do mesmo, marcando uma margem que será costurada na toalha.
Depois de pronto, abra a toalha e acerte o retângulo no meio. Alfinete toda a volta do retângulo na toalha para que fique bem preso. Antes de costurar de vez o retalho, prenda os cadarços que vão servir de alças para a bolsa nas laterais e a presilha que vai unir o botão ao fecho.
Essa presilha é feita com um pequeno pedaço de tecido de 7cm x 1,5cm costurado para ser preso entre a toalha e o tecido. Também é importante ressaltar a margem de 1,5cm de largura dos dois lados do retângulo que é por onde vai passar o cordão de São Francisco que pode ser colocado com a ajuda de um passador de elástico depois que toda a bolsa estiver costurada. É necessário dar um nó nas extremidades do cordão para que não solte, fazendo o mesmo procedimento dos dois lados da bolsa.
Depois de tudo costurado, é só fechar a bolsa! Dobre a toalha de forma que suas pontas fiquem para dentro da bolsa e puxe os cordões franzindo dos dois lados.
Então, é só adicionar o botão e prender no fecho. O modelo feito por meio da técnica upcycle é uma graça e você pode levar para onde quiser, sem falar que ainda tem uma toalha à mão para qualquer eventualidade.
Veja o vídeo que mostra o passo-a-passo.
http://www.youtube.com/watch?v=zdsnVtllh4E
Fonte: Greenvana Style