Blog

Somos feitos de água

Somos feitos de água. O precioso líquido é o principal componente do nosso organismo, correspondendo a cerca de 60% do nosso peso.
Dentro do nosso corpo, imensos minúsculos rios cumprem as funções vitais para que sejamos um organismo vivo. É através da água que os nutrientes chegam às células, é ela que fornece a hidratação ao corpo e que ajuda a dissolver os minerais e outros nutrientes para que fiquem acessíveis ao organismo. É também a água que auxilia no trabalho árduo dos rins e do fígado, ajudando a expulsar as toxinas, purificando o corpo. Ela regula-lhe a temperatura, protege os órgãos e os tecidos, lubrifica as articulações, previne a constipação, alisa a pele… Enfim, é o nosso motor vital. (…)
Um corpo desidratado é um corpo onde todas as funções se encontram comprometidas. Mas qual é a medida exata de água para o ser humano? (…)
Segundo Howard Murad, dermatologista, o segredo não está só em beber água,mas sim em tentar retê-la no interior das células. (…)
Segundo ele, o stress danifica seriamente as paredes das células, que, fragilizadas deixam “fugir” a água. A este processo chamou Princípio da Água. E, para evitar, recomendou três passos fundamentais: a proteção da barreira hidrolipídica da pele, usando hidratantes; uma alimentação rica em nutrientes, como lecitina de soja, os ovos e os espinafres que protegem as células; e finalmente, um programa para combater o stress, já que este é o primeiro responsável pela falência das células.
E se o stress nos rouba água, é a água que nos pode livrar do stress. (…)
Criado nos anos 80, na Califórnia, por Harold Dull, o Watsu é uma técnica profundamente relaxante em que se flutua numa piscina com água a 35°C enquanto o corpo é sujeito a uma massagem shiatsu. Só o fato de o corpo estar envolto em água quente proporciona um relaxamento profundo e facilita movimentos de dança únicos. Esta técnica também é um sistema de libertação onde se conjuga a água como principal elemento de suporte do corpo, a pressão dos meridianos e alongamentos suaves e sincronizados com a respiração e com o movimento das ondas. Além de reduzir o stress e a ansiedade, também melhora a postura corporal, a flexibilidade e as dores agudas ou crônicas.
Tal como na natureza, a água completa o seu ciclo no organismo, ativando as fontes de bem-estar.
VOGUE Portugal edição de Setembro-2008

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter