A atividade física é uma experiência muito prazerosa, além de saudável e essencial para uma vida saudável. Basta começar, criar o hábito e inseri-lá em sua rotina, pois depois que o exercício físico é iniciado, ele se torna uma prática necessária para o bem-estar. A liberação de hormônios causa essa sensação de bem-estar e prazer e acompanhar a perspectiva dos resultados é um estímulo e tanto. Mas como lidar com aquela pontada dolorosa bem abaixo das costelas que aparece justamente quando você está entrando no pique do exercício? O educador físico Raul Santo, explica as possíveis causas desse incômodo.
Quando aparece uma dor do lado direito, a causa pode ser o impacto sobre o órgão. Para amenizar essa dor basta diminuir um pouco o ritmo.
Caso a dor apareça numa região mais central do abdômen, provavelmente a causa é a respiração pela boca, a qual causa uma sensação de azia. Procure diminuir a intensidade e respirar sempre pelo nariz.
Outra causa de dor na região abdominal lateral é a falta de oxigênio no diafragma – o principal músculo responsável pela respiração -, causando a chamada isquemia local. Isso acontece, provavelmente, porque você está se exercitando num ritmo mais forte que seu condicionamento aeróbio. Diminua a intensidade e não controle a respiração, deixando que ela alcance seu ritmo naturalmente.
– Dor psicológica existe?
– Meditação: Confira 7 benefícios para a saúde
Uma das funções do baço, órgão localizado na lateral esquerda do abdômen, é armazenar o sangue. Durante o exercício, há a redistribuição de sangue para os músculos que estão mais ativos. A demanda inesperada pede um fluxo de sangue muito alto para o calibre dos vasos do baço, cuja distensão pode gerar desconforto. Aqueça e alongue antes dos exercícios para evitar futuros incômodos.
Arquear as costas para frente durante o exercício também pode gerar a chamada dor de lado. O mesmo pode acontecer com quem corre com uma mochila pesada, por exemplo. Por isso, escolha roupas confortáveis, tênis adequado e evite carregar peso, como mochilas, durante o exercício. Alinhe e corrija a coluna sempre ao praticar exercícios.
Comer ou beber muito e, em seguida, fazer exercícios, vai diminuir a quantidade de sangue destinada ao sistema digestivo, dificultando todo o processo. O resultado é dor abdominal, que pode acabar em vômitos. O melhor é optar por refeições leves antes da atividade física.
A dor do lado é comum em pessoas que acabaram de começar a praticar atividades físicas. Para eliminar esse sintoma, além da diminuição do ritmo, é treinar os músculos com exercícios como a musculação ou o treinamento funcional, por exemplo.
Venha fazer Pilates no Espaço Kaizen! Aulas personalizadas com até 3 alunos por turma, em equipamentos e mat. Entre em contato com a gente:
[contact-form to=’contato@espacokaizen.com.br’ subject=’Comentário sobre o artigo do blog %26quot;Entenda a famosa ‘dor no lado’ causada pelos exercícios%26quot; de Rosana dos Santos’][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
Fonte: Bonde