Blog

Yoga para diabéticos: saiba os benefícios

Jovem sentado no tapete de yoga e meditando. São inúmeros os benefícios da prática do Yoga para diabéticos

São inúmeros os pontos positivos do yoga para diabéticos, desde a melhora da circulação sanguínea até a redução de estresse e ansiedade, que são fatores com potencial de agravar o diabetes.

Além dos benefícios dessa prática, é importante conhecer como essa doença crônica atua no corpo humano, já que isso facilitará o entendimento do yoga como medida complementar ao tratamento.

A seguir, confira neste conteúdo todos os aspectos que demonstram a eficácia da prática do yoga em pessoas diabéticas e outras particularidades interessantes sobre o assunto.

Continue deslizando a tela e boa leitura!

 

O que é diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que acontece em dois cenários: quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina para o corpo ou quando o corpo até é capaz de produzir a quantidade correta, mas não de usá-la com eficácia.

Nesse sentido, existem dois tipos de diabetes. O primeiro é o diabetes tipo 1, que, em geral, desenvolve-se na infância ou adolescência e é uma doença autoimune. Ou seja, o próprio corpo começa a destruir as células do pâncreas encarregadas de produzir a insulina.

Por outro lado, o diabetes tipo 2, o mais comum e que, em geral, desenvolve-se em adultos, ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente ou produz, mas não consegue utilizá-la do jeito certo, ocasionando, assim, a glicemia, que é alta taxa de glicose no sangue. 

Conforme o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que considera o diabetes como desafio global para a saúde das pessoas, a estimativa é de que, até o ano de 2030, 21,5 milhões de pessoas ao redor do mundo sejam acometidas pela doença. Atualmente, 6,9% dos brasileiros, que equivale a mais de 13 milhões de pessoas, vivem com a doença.

No que diz respeito aos sintomas, isso varia de acordo com o tipo de diabetes e o grau em que a doença se encontra. De toda forma, alguns deles são aumento da sede, visão turva, perda de peso, maior vontade de urinar, cansaço, infecções frequentes e aumento de fome.

 

Prática do yoga e os benefícios para diabéticos

O yoga, prática que combina posturas, meditação e vários exercícios respiratórios, é uma excelente forma de melhorar a saúde. Isso também vale (e muito!) para as pessoas com diabetes, uma vez que essa prática gera diversas vantagens para elas.

Veja a seguir.

 

Controle do açúcar no sangue

Deixar os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio é um dos principais pontos positivos de se praticar yoga. É graças à melhora do controle de açúcar que a pessoa com diabetes consegue se manter longe de alguns problemas, como insuficiência renal, doença cardíaca, neuropatia, que é a condição que afeta os nervos do corpo, e cegueira.

De forma prática, o controle de açúcar no sangue acontece porque, com a prática regular do yoga, o organismo consegue desenvolver uma sensibilidade maior à insulina. Ou seja, ele torna-se capaz de usar esse hormônio de forma eficiente, transportando a glicose para as células. Como resultado disso, há uma maior estabilidade dos níveis de açúcar no sangue.

 

Redução de estresse

Para pessoas diabéticas, os níveis altos de açúcar no corpo abrem espaço para que uma cadeia de outras complicações de saúde aconteçam, por isso mantê-los em equilíbrio é tão importante.

O problema é que o estresse pode fazer o organismo liberar o cortisol, que vai prejudicar o controle de açúcar no sangue.

É nesse ponto que fica evidente outro benefício do yoga para diabéticos: a redução do estresse. Isso é possível por conta de todas as partes dessa prática, como a meditação, ligada à concentração, os exercícios respiratórios, que auxiliam no controle da respiração, e as asanas, movimentos do corpo que focam na flexibilidade, equilíbrio e força.

A propósito, segundo o estudo “Effects of yoga in adults with type 2 diabetes mellitus: A meta-analysis”, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, concluiu-se que a prática do yoga é uma excelente intervenção quando se trata da redução do estresse em pessoas acometidas pelo diabetes tipo 2.

 

Diminuição da ansiedade

A ansiedade, assim como o estresse, também tem grande influência no desequilíbrio de açúcar na corrente sanguínea.

Nesse sentido, o yoga para diabéticos também se apresenta como outro ponto positivo, já que a meditação, ao direcionar a atenção do diabético para o momento presente, auxilia na redução de preocupações sobre coisas que ainda não aconteceram.

Junto a isso, os exercícios respiratórios também diminuem a ansiedade ao reduzirem a atividade do sistema nervoso simpático, o responsável pela resposta ao estresse. Algo similar também pode ser dito das posturas do yoga, que têm influência positiva no relaxamento dos músculos e na redução de tensão.

 

Circulação melhorada

Por meio das atividades feitas no yoga, como as variadas posturas corporais, o diabético começa a alongar mais os tendões e músculos. O resultado direto disso é a melhora do fluxo sanguíneo, que, consequentemente, beneficia o controle de açúcar no sangue.

A postura do arco é um ótimo exemplo: ao auxiliar no alongamento do quadril, ombros e coluna vertebral, o espaço entre os vasos sanguíneos é aumentado, favorecendo a circulação. Os exercícios respiratórios também ajudam com isso.

 

Yoga para diabéticos atua como tratamento?

É vital destacar que o yoga para diabéticos não atua como tratamento. Afinal, o diabetes é uma doença que necessita de um tratamento médico contínuo.

Desta forma, o yoga para diabéticos atua apenas como uma forma de complementar o tratamento médico, já que aumenta o relaxamento, bem-estar e gera todos os pontos positivos ditos antes: melhora da circulação, controle do açúcar no sangue, redução de estresse, etc.

 

Conheça o Espaço Kaizen na zona sul de São Paulo

Tão importante quanto saber tudo relacionado ao yoga para diabéticos é saber onde começar a realizar essa prática. Aliás, é isso que deseja, certo? Afinal, o yoga, quando praticado com a consistência necessária, traz inúmeras vantagens para os diabéticos.

É por isso que o Espaço Kaizen é a melhor escolha para você começar as suas aulas de yoga. Com 19 anos de experiência e composto por um quadro de profissionais capacitados, nós elaboramos aulas personalizadas para você. E quanto mais personalizadas elas forem, mais benéficas serão.

O que acha de conhecer melhor o nosso trabalho? É fácil: fale com a nossa equipe agora mesmo clicando aqui, estamos aguardando por você.

 

Até breve!

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter