Aquecer as articulações é uma maneira revigorante de começar o dia. O professor de Yoga David Moreno ensina uma série de exercícios para as articulações que podem ser usados como parte de sua rotina matutina ou alongamento pré-prática.
Embora a maioria dos aquecimentos enfatize grupos musculares grandes, David diz que focar nas articulações pode ser uma maneira efetiva de energizar o corpo e assegurar uma prática ou malhação segura. Também é bom para a saúde das articulações a longo prazo. “Ao movimentar as articulações em toda a amplitude de movimento, isso aumenta a circulação e lubrifica toda a junta”, ele diz.
Leita também:
– Benefícios para quem pratica Yoga
– Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório
David sugere uma prática adaptada de uma sequência mais longa ensinada por Swami Satyananda, da Bihar School of Yoga. Pratique lentamente, repetindo cada movimento oito vezes, e faça respirações lentas e profundas.
1) Joelhos
Sente-se em dandasana (postura do bastão) sobre os ísquios em um cobertor dobrado. Flexione o joelho esquerdo em direção ao peito, segurando atrás da coxa com as mãos. Faça grandes círculos com a parte de baixo da perna, estendendo-a no topo do círculo, se puder. Repita do outro lado.
2) Cotovelos e ombros
Sente-se com as pernas cruzadas e com os dedos nos ombros. Gire os cotovelos em toda a amplitude de movimento: levante os braços até as orelhas (cotovelos apontando para o teto), circule para a frente e tente encostar os cotovelos na frente do peito, então traga-os ao lado das costelas e por fim leve-os à altura dos ombros.
3) Tornozelos
Sente-se em dandasana sobre os ísquios em um cobertor dobrado. Gire os pés ao mesmo tempo, primeiro no sentido horário e depois anti-horário. Depois, separe as pernas à distância de um bloco e gire os pés em direções opostas, encostando os polegares. Termine flexionando e apontando oito vezes (não ilustrado).
4) Pulsos
Estenda os braços à frente do corpo na altura dos ombros. Flexione as mãos para trás pelos pulsos como se estivesse pressionando a palma contra uma parede, dedos para cima. Então, flexione as mãos para baixo para que os dedos se curvem em direção ao peito. Para terminar, cerre os punhos e gire os pulsos nas duas direções (não ilustrado).
Tradução: Thays Biasetti
Fonte: Yoga Journal Brasil