Yoga tem inúmeros benefícios e um deles é ajudar na normalização da pressão arterial. Isso significa que hipertensos podem e devem praticar Yoga. Hoje, 26 de abril, comemora-se o Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nada mais oportuno do que ajudar às pessoas que sofrem desse mal a controlarem a doença.
Uma das causa da hipertensão é nervoso e ansiedade, mesmo quem é hipertenso por fatores genéticos, podem ter o problema agravado devido ao estresse.
Leia também:
– Hipertensão: como conviver com ela
– Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório
A Yoga trabalha justamente na contramão da agitação mental, por isso é uma prática bem recomendada para que sofre de hipertensão.
Deve-se ter, porém, alguns cuidados, pois certas posturas e respirações podem piorar o quadro de hipertensão, pois podem estimular o aumento da pressão. Portanto deve-se evitar posturas em que o aluno mantenha-se muito tempo na mesma posição, bem como aquelas onde exige-se mais da respiração.
Posturas a serem evitadas por hipertensos
– Invertidas: devem ser evitadas, pois estimulam a pressão arterial.
– Retroflexões: estimulam agitação mental.
– Asanas avançados e de torção: exigem muito mais dos músculos e devem ser evitados por longos períodos na mesma posição.
Posturas adequadas para hipertensos
As melhores posturas para quem tem hipertensão são aquelas mais amenas que não exige tanta força muscular e estimula a diminuição do ritmo cardíaco.
Deve-se priorizar:
– Respiração: sem exigir em expirações prolongadas
– Relaxamento
– Consciência corporal
– Alongamento: sem forçar os limites ao extremo
– Meditação
Atenção se você é iniciante, procure um profissional. Nunca pratique atividade física sem supervisão.
Sarvangasana
Halasana
Supta baddha konasana
Setubandha sarvangasana
Supta virasana
http://www.youtube.com/watch?v=D6SYqIvabmI