Blog

05 razões para a prática do Yoga no inverno

Praticar yoga no inverno é uma maneira de manter seu bem-estar e qualidade de vida sempre em alta.

O frio chegou, e com ele, aquela vontade gostosa de passar várias horas na cama. Mas, sabia que a prática do yoga no inverno é indispensável? Principalmente se você já é adepto à atividade.

O yoga, assim como qualquer outro exercício físico, é uma prática que exige regularidade. Se você já pratica mas está pensando em parar devido às baixas temperaturas, saiba que voltar a se exercitar depois de meses será mais complicado. Além disso, a falta da atividade pode afetar sua evolução física, mental e emocional.

Durante essa época, o yoga traz diversos benefícios à sua saúde. Saiba tudo sobre a prática do yoga no inverno, como se manter ativo e dicas para um dia a dia saudável e feliz.

 

Por que é tão difícil realizar a prática do Yoga no inverno?

Não tem nada mais gostoso que ficar embaixo dos cobertores durante o inverno. No entanto, trocar algumas horas de exercício pelo sedentarismo pode afetar sua saúde.

Mas, não se cobre tanto: você não é o único, e essa preguiça tem explicação!

Durante os dias mais frios do ano, o organismo é afetado por dois fatores: temperatura e luz. No inverno, o corpo tem mais dificuldade para alcançar sua temperatura média. Um dos meios eficazes de fazer isso é com cobertores e edredons, por isso sentimos aquela vontade intensa de passar o dia deitado.

Além disso, a luz solar é essencial para o funcionamento do organismo. Como o inverno é o período com menos sol e dias mais escuros, o corpo opera lentamente.

Contudo, ser sedentário no inverno eleva os riscos de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Contra qualquer problema do tipo, o yoga se destaca. Isso porque, além de aquecer o corpo, a prática melhora a respiração, a saúde cardíaca e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso sem contar outros benefícios para o seu bem-estar.

 

5 benefícios para praticar yoga no inverno

No inverno, o yoga traz uma série de vantagens que elevam sua qualidade de vida, entre eles:

 

1. Evita dores e tensões musculares

É comum que o frio deixe os músculos mais contraídos e tensos. A falta de alongamentos pode causar dores. Nesse sentido, o yoga ajuda a melhorar a flexibilidade e evita desconfortos.

 

2. Aumenta a disposição

O yoga está diretamente ligado à disposição. A constância da prática ajuda a manter o ânimo até mesmo nos dias mais frios. Assim, você não desanima e ainda realiza todas as tarefas diárias com muito vigor.

 

3. Evita gripes e resfriados

O yoga ajuda a limpar, desobstruir e fortalecer o aparelho respiratório. Dessa maneira, evita problemas com gripes, resfriados e sinusite.

 

4. Melhora o humor

A prática também auxilia o bem-estar emocional. Por isso, pode ter certeza que os exercícios físicos, respiratórios, meditativos e de relaxamento vão te ajudar a enfrentar os dias frios com mais leveza.

 

5. Mantém o peso corporal

Outro benefício do yoga é que ele melhora o autocontrole quando o assunto é comida. No inverno, é comum que as pessoas sintam mais fome, já que o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura equilibrada.

Para evitar alterações no peso, não deixe a prática do exercício de lado. Seja constante para não afetar todos os resultados conquistados anteriormente!

 

Hábitos para se manter ativo e praticar yoga no frio

E como manter o fluxo de atividades, inclusive nos dias mais frios? Confira nossas dicas:

 

1. Foque no seu propósito

Para manter a regularidade, é preciso ter um objetivo à vista. Assim, o yoga não se torna uma obrigação – e sua prática nunca deve ser vista dessa maneira.

Por se tratar de uma atividade de autoconhecimento, pense no porquê você pratica e o que você sente após finalizar os exercícios.

Uma outra dica é praticar com amigos ou familiares, para se manter motivado.

 

2. Pré-defina um horário

Você não precisa praticar yoga assim que acorda. Se está difícil se livrar das cobertas, escolha um novo horário para realizar o exercício, sem afetar sua rotina. O importante é aproveitar todos os benefícios da prática com calma.

 

3. Use roupas quentes

Para tomar coragem no inverno, se mantenha aquecido com roupas quentes. Dê preferência àquelas que não atrapalhem a transpiração e que sejam confortáveis.

 

Exercício de respiração para começar bem o dia

Para começar o dia com vitalidade e bom-humor, você pode seguir a técnica de respiração Nadi Shodana Pranayama. Ela é indicada para evitar problemas circulatórios e respiratórios, manter a temperatura corporal, liberar tensões, estabilizar a consciência e as emoções, e deixar a mente calma.

  1. Sente-se num tapete com a coluna ereta, ombros relaxados e olhos fechados
  2. Leve a mão direita ao rosto. Coloque os dedos indicador e do meio entre as sobrancelhas. O polegar fica posicionado na narina direita, enquanto o anelar e mínimo ficam na narina esquerda.
  3. Aperte a narina direita com o polegar e puxe o ar pela narina esquerda. 
  4. Em seguida, solte a narina direita, aperte a esquerda com o anelar e o mínimo e expire pela direita.
  5. Faça o mesmo do lado contrário: aperte a narina esquerda, puxe o ar pela direita. Pressione a narina direita e solte o ar pela esquerda.
  6. Repita a sequência nove vezes, conforme torna a respiração mais lenta e profunda.

 

Sugestões de yoga para praticar no inverno

O yoga terapêutico e o yoga meditativo são duas linhagens para colocar em prática no inverno.

 

Yoga terapêutico

Essa linhagem faz bem, não só para o corpo físico, como para a saúde mental e emocional. Como o nome sugere, esse tipo de terapia auxilia no tratamento e prevenção de doenças, pois evita dores crônicas, nas costas, enxaqueca, hipertensão e outros problemas.

 

Yoga meditativo

É uma modalidade que melhora a autoconsciência, ou seja, o olhar para si mesmo. Esse tipo de yoga melhora o foco, concentração, memória e reduz o estresse.

 

Alimentação: aliada essencial do yoga no inverno

A prática do yoga melhora a consciência corporal, por isso te ajuda a entender se sua vontade de comer é genuína ou gula – sobretudo no inverno. Por isso, se você quer manter a alimentação equilibrada, não dispense esse exercício em épocas frias.

Como o corpo precisa de mais gordura, prefira as mais saudáveis, como oleaginosas, grãos e sementes. Eles ficam ótimos como snacks saudáveis, saladas quentes, sopas e caldos.

E por falar em sopas e caldos, focar em alimentos quentes nessa época é uma ótima opção. Dê preferência aos preparos saudáveis, com legumes e verduras.

Não deixe as frutas de lado! Elas combinam com mingaus, como recheio de tapiocas ou tortas.

Por fim, não se esqueça de beber água, pois ela é a grande responsável por regular a temperatura corporal, auxiliar o transporte de nutrientes e a digestão. Além dela, você pode acrescentar o café à rotina, para ter mais energia, ou o chá, para auxiliar na perda de peso.

Com todas as nossas dicas, você não tem mais desculpas para não fazer yoga no inverno. 

E tem mais! O Espaço Kaizen tem uma promoção imperdível para quem quer começar a praticar o exercício. Novos alunos ganham um desconto imperdível no primeiro mês de aulas. Além de se exercitar por preços em conta, você também ganha 50% OFF na primeira sessão de massagem ou quiropraxia.

Não deixe a oportunidade passar! Melhore sua saúde e sua vida conosco.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter