Por Ana Russo-Wormser*
Histórias são um alento para a alma de quem ouve e de quem conta. Se o contador de histórias vivencia a benesse de ser um instrumento no compartilhamento de conhecimentos e experiências por meio de uma técnica milenar, por outro lado, o ouvinte tem a possibilidade de projetar-se nesse universo paralelo de infinitas possibilidades e permitir transformar-se por essa experiência.
“Somos movidos pelas narrativas tão naturalmente quanto os girassóis seguem a luz”, afirma o contador de histórias canadense Dan Yashinsky . E nessa sabedoria intrínseca tanto às histórias e aos ouvidos é que pode residir um canal de comunicação direta com nossos sentimentos e emoções, sem preconceitos ou julgamentos.
Leia também:
– Yoga para o desenvolvimento completo da criança
– Pilates para crianças: menos estresse e mais crescimento
Tudo na nossa vida são histórias e se estivermos atentos, todos somos contadores e ouvintes ao longo de um dia. Exercitamos – com mais ou menos habilidade, é certo – nossa técnica de atrair a atenção, sensibilizar o interlocutor com o nosso “causo”. E somos requeridos na mesma medida para sermos ouvintes, nos envolvermos nas histórias alheias.
Muitas podem ser as técnicas e abordagens para que alguém seja considerado um bom contador de historias, e tampouco quero eu aqui criticar ou rejeitar qualquer aparato que suporte o contador na sua missão de comunicar e entreter. Mas o que se percebe é que existe um pressuposto nessa arte de falar e ouvir: estar com o coração.
Yoga com histórias – uma metodologia lúdica
Ao levarmos a prática de Yoga para crianças e adolescentes, necessitamos mais do que simplesmente exercitar posturas físicas.
Yoga é estar consciente de si mesmo, seu corpo, sua mente e suas emoções. E as histórias funcionam como um canal de conexão.
Por meio das experiências das histórias, cada criança passa a sentir-se parte daquele universo, vivenciando as aventuras e reconhecendo-se parte desse contexto. Sensações e emoções extrapolam o imaginário e podem ser experimentadas na mente e no corpo de forma natural e espontânea.
A metodologia de Yoga com Histórias agrega diferentes maneiras de envolvimento e interação de modo a permitir que no momento da aula cada criança sinta-se única, respeitada e acolhida na sua experiência, ao mesmo tempo que, em unidade com o grupo a que faz parte, também respeita, aceita e acolhe cada colega em sua complexidade.
Venha fazer Yoga conosco no Espaço Kaizen. Entre em contato:
*Ana Russo Wormser é filiada a aliança do Yoga, com formação em Yoga para crianças.
Ana é professora no Espaço Kaizen, para saber mais entre em contato conosco através do telefone (11) 5523-0640 ou compareça em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.