Blog

Dia do yoga: conheça a história, mestres e benefícios da prática

O dia do Yoga é uma data importante que relembra a importância da prática no nosso dia a dia.

Você sabia que 21 de junho é o dia do yoga? Comemorado desde 2014, a data tem como principal objetivo disseminar os benefícios e a história da prática indiana.

O dia do yoga foi oficializado pelas Nações Unidas há apenas oito anos, após a solicitação do Ministro da Índia, Narendra Modi. A votação para a oficialização da data foi uma das mais bem sucedidas em toda a história da ONU! Todas as 175 nações votaram a favor e o processo durou apenas 90 dias.

Continue conosco e saiba tudo sobre o dia do yoga: história da prática, principais métodos, mestres e os benefícios da ferramenta para sua saúde.

 

História do dia do yoga

Mas, por que essa data foi escolhida? Porque ela marca o solstício de verão, o dia mais longo do ano, quando o sol fica mais próximo da Terra. Segundo o hinduísmo, esse é o momento em que as divindades adormecem em seu sono celestial.

A partir daí, a organização estabeleceu 21 de junho como dia do yoga. 

Então, seguidores da religião reservam o próximo dia de lua cheia para homenagear todos os gurus e disseminadores do yoga na Índia e no mundo. Entre eles, Shiva, deus considerado mestre espiritual do yoga.

 

História do Yoga

O yoga surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Diz-se que ele foi criado por Shiva Natarája, o rei da dança – uma representação do deus hindu Shiva. No entanto, foi só após alguns anos que a prática ganhou o nome yoga: a união entre corpo, mente e espírito.

Essa técnica combina posturas corporais (asanas) e técnicas de respiração (pranayamas), de modo a restaurar o bem-estar físico e mental.

No Brasil, a prática foi adotada anos mais tarde, apenas em 1947. O yoga chegou ao país através do francês Léo Costet de Mascheville, conhecido como Sêvánanda Swami.

Naquele ano, o mestre organizou o primeiro grupo de estudos sobre Sarva Yoga – uma fusão e atualização dos principais estilos da prática. Além disso, Sêvánanda fundou um grupo de yoga em Lages (Santa Catarina) e um mosteiro em Resende, no Rio de Janeiro.

 

Dia do yoga no Brasil e no mundo

Desde 2014, o dia do yoga é comemorado mundialmente. Afinal, essa técnica acessível e prática é a grande responsável por melhorar a saúde física e mental de seus praticantes. 

O yoga traz uma série de benefícios que melhoram a qualidade de vida. Em suma, essa é uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento da espiritualidade. Ela melhora a concentração, a criatividade, além de tonificar o corpo e melhorar a flexibilidade.

Para celebrar o Dia do Yoga, nós, do Espaço Kaizen, preparamos uma semana com uma programação especial e promoções. Se você convidar alguém para participar desta semana, os dois ganham desconto na mensalidade. 

Converse com a gente em um dos nossos canais de comunicação para saber mais:

 

Mestres do yoga

Você conhece os principais mestres do yoga? Veja os principais nomes responsáveis por difundir a ferramenta na Índia e em todo o mundo!

Shiva

O deus Shiva é considerado o criador da prática. Segundo as tradições indianas, ele visitava a Terra em forma humana e, assim, espalhava os ensinamentos do yoga. Ele é considerado o primeiro guru e mestre espiritual.

Swami Sivananda

Swami Sivananda foi o criador da Yoga Vedanta Forest Academy, em 1948. O objetivo da academia era disseminar os ensinamentos do yoga e do vedanta (filosofia que auxilia a recuperação da nossa verdadeira identidade). 

Além disso, o mestre criou o yoga de síntese, em que faz-se o que é possível e o que está ao seu alcance. Sua frase mais conhecida é: “sirva, ame, dê, purifique-se, medite e realize. Seja bom e faça o bem”.

Swami Vishnudevananda

Vishnudevananda foi um dos discípulos de Sivananda e o primeiro professor de Hatha Yoga na Yoga Vedanta Forest Academy. Essa linhagem é uma das mais fáceis e leves, ideal para iniciantes.

Tirumalai Krishnamacharya

Krishnamacharya foi professor de yoga responsável pela revitalização da prática e disseminação do yoga como disciplina holística de cura e transformação. Ele propagou a técnica não só para indianos, como para turistas vindos de todas as partes do mundo.

 

Principais métodos

Sabia que não existe apenas um tipo de yoga? Na verdade, essa técnica possui diversas linhagens! Cada uma delas dá ênfase a um aspecto diferente. Confira a seguir:

Hatha Yoga

É o yoga clássico, o mais tradicional e popular no ocidente. Ele é feito com posturas leves, que visam o equilíbrio entre corpo, mente e respiração.

Iyengar Yoga

É uma linhagem relacionada ao treino da resistência. Ele é um tipo de yoga terapêutico, recomendado para quem tem dores na coluna.

Kundalini Yoga

Esse tipo de yoga foca na espiritualidade. Ele trabalha a respiração, contrações e gestos com as mãos. Seu objetivo é despertar a energia do primeiro chacra.

Vinyasa Yoga

O Vinyasa é um tipo de yoga dinâmico, pois possui uma sequência de movimentos, com posições e posturas sincronizadas com a respiração. O método é indicado para reduzir o estresse.

Yoga Restaurativo

Outro tipo de yoga considerado terapêutico. No entanto, nesse caso utilizam-se materiais de apoio para realização das posturas.

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga é o método mais intenso. Ele é indicado para quem já tem experiência e quer aumentar a concentração, melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade muscular, e desintoxicar o organismo.

Babyoga

O babyoga é uma linhagem indicada para mães e bebês. Sua principal função é fortalecer ambos física e mentalmente durante o puerpério.

 

11 Benefícios do yoga para sua saúde

O yoga não é só uma ferramenta, mas uma filosofia de vida. Sua prática traz vantagens para o dia a dia:

 

  1. Melhora da postura corporal;
  2. Aumento da resistência.
  3. Melhora na flexibilidade;
  4. Controle da respiração;
  5. Redução de estresse e ansiedade;
  6. Auxílio no equilíbrio emocional;
  7. Alívio das dores no corpo;
  8. Melhora no equilíbrio emocional;
  9. Sensação de relaxamento;
  10. Aumento da imunidade;
  11. Diminuição dos riscos de doenças cardíacas.

 

Para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar, o yoga é a prática certa. No entanto, não pense que ele deve ser uma obrigação na sua vida. Pelo contrário! Agregue a ferramenta ao cotidiano, com leveza e simplicidade.

O Espaço Kaizen tem opções de yoga para todos os perfis. Afinal, nunca é tarde para começar a praticar e melhorar sua qualidade de vida. 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter