A desintoxicação é tão necessária para a mente quanto para o corpo; no entanto, para que a desintoxicação comece, temos de , primeiro, parar de assimilar toxinas. Para o bem-estar da mente, deve haver em primeiro lugar uma prevenção quanto a impressões e experiências equívocas que possam integrar-se na nossa consciência, assim como devemos evitar a alimentação errada para que continuemos bem fisicamente.
Em segundo lugar, deve haver uma inteligência forte para digerir as impressões com propriedade. Temos de nos empenhar em evitar as experiências negativas tanto quanto possível. Quando não nos é dado fazer isso, temos de ter inteligência o bastante para digerir até mesmo as impressões perturbadoras, nem sempre evitáveis. Eliminar as toxinas da consciência envolve interromper-lhes a absorção, e isso requer o controle da mente e dos sentidos, bem como dirigir a luz da inteligência interior para acabar com as experiências negativas que já absorvemos.
Leia mais:
– Receitas de suco verde: antioxidante, detox, diurético e energizante
Assim como jejuar contribui para desintoxicar o corpo, o jejum das impressões desintoxica a mente. Quando cessa a absorção de impressões, a consciência, cuja natureza é o espaço, naturalmente se esvazia. Seus conteúdos ascendem ao nível da inteligência, e desta forma, pode digerir com propriedade. Isso requer exame profundo, concentração e meditação. Quando a mente e os sentidos exteriores se abrandam e serenam, afloram nossos pensamentos interiores. Os hábitos e as lembranças profundamente arraigados vêm à tona. Quando aprendemos a observá-los e a compreendê-los, podemos deixar que se vão, m,as isso implica que estejamos inclinados a nos ver livres deles.
O nível físico da desintoxicação
Regime alimentar puro
Os acúmulos tóxicos dos elementos grosseiros, sobretudo da terra e da água, são eliminados do corpo físico por meio dos canais excretores comuns na forma de urina, suor, etc. A desintoxicação ayurvédica especial tem por escopo nos ajudar a liberar os excessos dos três doshas junto com esses elementos dispensáveis. O jejum é outra medida importante, que permite ao corpo eliminar as toxinas. Também algumas ervas especiais podem ser de valia.
O nível sutil da desintoxicação
Pranyama
As impressões negativas (os elementos sutis) são eliminadas principalmente por meio dos exercícios de respiração yogi, que criam um tipo especial de suor, liberando ao excesso de água sutil e elementos da terra (paladar e olfato).
As terapias que tratam o suor comum ajudam nesse processo, incluindo o uso de saunas, banhos turcos e ervas diaforéticas (que fazem a pessoa suar). A terapia do suor faz parte da terapia ayurvédica do Pancha Karma, que ajuda tanto na purificação do corpo sutil, bem como do corpo grosseiro. Fazer um “jejum” de impressões (pratyahara) é outro método útil, que, como o jejum de alimentos, contribui para que as impressões não-digeridas e tóxicas seja liberadas. Chorar – as lágrimas sinceras que refletem uma rela mudança do coração – é outro expediente para que a mente se purifique das emoções negativas.
O nível causal da desintoxicação
Mantra
Os gunas são o nível essencial da matéria e são indestrutíveis. Não há nenhuma liberação de gunas da consciência (chitta) mas eles podem ser transformados. O acúmulo de toxinas dos gunas (Rajas e Tamas em excesso) pode mudar-se em Sattva. Isso ocorre por meio dos mantras ou da terapia dos sons. Os mantras sáttvicos, como o Om, ajudam a mudar os modelos rajásicos e tamásicos na nossa consciência mais profunda e a torná-la sáttvica. Eles alteram o tecido de chitta e a tornam receptiva a infuências superiores.
Fonte: Sua Corrida