Conheça oito variações da modalidade e escolha uma pra chamar de sua!
Quando as academias anunciam uma aula de Yoga, a palavra geralmente vem acompanhada de outro nome na frente, capaz de mudar o que você acha que sabe sobre a técnica. Antes de tudo, saiba que existem três pilares da prática: amor, conhecimento e ação. “O aluno deve escolher o tipo mais adequado à sua personalidade, mas toda sessão envolve elementos das três áreas”, ensina Alexandre dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Yoga (RJ).
Aliás, todas as variações trabalham a busca pelo autoconhecimento por meio da filosofia e da meditação. “Esse acaba sendo o objetivo maior da prática”, explica Marcos Rojo Rodrigues, professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (SP). Isso significa que você pode escolher a que melhor atende às suas metas de saúde: “Há cerca de 400 interpretações da modalidade”, contabiliza Anderson Gouveia, diretor do Centro Cultural de Yoga Perdizes (SP).
Leia também:
– Yoga e meditação: Você sabe de onde veio o OM?
– Yoga melhora sua capacidade cerebral
Separamos oito estilos para você escolher qual combina mais com você.
Equilibrar as energias – Estilo Kundalini Yoga
Características: Kundalini é uma energia que vem do centro da espinha, capaz de expandir a consciência. Para isso, utiliza recursos da Hatha Yoga, como as asanas, práticas de respiração, movimentos de braços e mãos e exercícios de meditação.
Benefícios: equilibra a energia, relaxa amente e alonga a maioria dos músculos.
Cuidar da postura – Estilo Iyengar Yoga
Características: focada na execução das posturas. Os alunos passam um bom tempo se dedicando a cada asana e o instrutor corrije e demonstra a técnica correta. A aula conta com o apoio de acessórios (cintos, cadeiras e almofadas).
Queimar calorias – Estilo Ashtanga Yoga
Características é uma vertente da Hatha Yoga, mas é mais dinâmica. Os movimentos são rápidos, buscando sempre aquecer o corpo, o que gera uma queima calórica bastante elevada.
Benefícios: além de melhorar a respiração e a flexibilidade, estimula o emagrecimento.
Relaxar o corpo e trabalhar a mente – Estilo Hatha Yoga
Características: trata-se da execução de posturas clássicas (asanas), técnicas de respiração e contrações musculares.
Benefícios: corrige a postura, melhora a eficiência respiratória e intensifica a sensação de bem-estar.
Treinar com mais estilo – Estilo Swasthya Yoga
Características: também baseada na Hatha Yoga, traz posturas aliadas à respiração, técnicas de purificação e meditação. As posições são realizadas em forma de coreografia. Isso extingue tanto as pausas quanto as interrupções.
Benefícios: trabalha a força e aumenta a flexibilidade e a resistência.
Conhecer a si mesmo – Estilo Raja Yoga
Características: o método está voltado ao autoconhecimento e combina as asanas com técnicas de meditação. É indicada para pessoas introspectivas, sem muito interesse na perda de peso ou definição dos músculos.
Benefícios: melhora a qualidade do sono, acalma e turbina a concentração.
Perder peso – Estilo Power Yoga
Características: não é considerada uma ioga oficial, mas é muito praticada. Foi trazida dos Estados Unidos e mistura posturas comuns com movimentos que levam ao relaxamento.
Benefícios: corrige a postura, melhora o condicionamento físico, intensifica a flexibilidade e queima calorias.
Aumentar flexibilidade – Estilo Acro Yoga
Características: mescla posturas e acrobacias feitas com a ajuda de um parceiro. Envolve força, equilíbrio e confiança. Certos exercícios exigem que um dos praticantes se apoie na colega.
Benefícios: trabalha não só a força e a flexibilidade como também aperfeiçoa o equilíbrio, além de sociabilizar.
Venha fazer Yoga com a gente no Espaço Kaizen, entre em contato:
Texto: Natasha Franco / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro
Fonte: Viva Saúde