
O objetivo do Yoga é acalmar a mente para que ela possa ver o seu verdadeiro eu , ou seja, viver em paz e em harmonia.
Na maioria das vezes, você está tão ocupado com sua vida cotidiana, seus problemas, com as pessoas ao seu redor, você nem percebe. Sua mente está constantemente a produzir tantos pensamentos, então você é deixado com pouco tempo e energia para ouvir o seu verdadeiro eu. Quantas vezes você se sentiu como se estivesse assistindo a sua vida do lado de fora e não realmente vivendo e não tomando suas próprias decisões, mas sim flutuando e aceitando as coisas que entram no seu caminho? Sua mente está geralmente muito ocupada com tudo o que está acontecendo ao seu redor. Você identifica seu Eu como sendo o seu corpo, sua mente, seus pensamentos. Sua mente é tão nublada com pensamentos que você não é capaz de ver a verdadeira essência das coisas.
Leia também:
– Yoga e trabalho: A reconciliação
– lDesanimado? 7 Ideias para reacender sua paixão pelo Yoga
Algumas escolas de Yoga ensinam que o objetivo do Yoga é cessar os pensamentos, sendo esse o ponto de libertação do sofrimento mundano e do ciclo de nascimento e morte.
Diferentes técnicas são utilizadas – como pranayama (técnicas de respiração), concentração, meditação e assim por diante, para ajudar a acalmar a mente para que você possa conhecer a verdadeira essência da mente. É um assunto bastante complexo, diferentes pessoas tentaram explicar de diferentes maneiras e dizer às outras pessoas o que é certo e o que é errado – sendo a escola, normas sociais ou morais, religião, expectativas de outras pessoas, conceitos do que a nossa vida deve e do que as pessoas impõem para nós. Que tal realmente acalmar sua mente, acalmar seus pensamentos, para que você possa ver a verdadeira essência e, em seguida, decidir o que é certo ou errado para si mesmo? Existem muitas outras maneiras e o Yoga é um delas.
Há muitos tipos diferentes de Yoga e cada um deles tem uma forma única de alcançar a união da mente, corpo e espírito. Todos os três são de igual importância, mas as pessoas normalmente olham para o aspecto físico. Para alguns, o Yoga é uma forma de manter-se saudável e apto, enquanto para outros é um benefício para o desenvolvimento de sua concentração, memória e criatividade. Ajuda a melhorar a força muscular, resistência, estabilidade imunológica, nitidez perceptual, inteligência, memória, estabilidade emocional e manter a saúde física e mental positiva.
A maioria de nós aceita a respiração como um processo natural, que pode cuidar de si mesmo. Yoga meditação e muitas posturas de Yoga se concentram em técnicas percebendo os benefícios do ritmo de respiração e aprendendo a respirar corretamente. Não é incomum para nós dar um longo suspiro profundo quando somos confrontados com uma situação complicada ou delicada. Isso nos ajuda a obter mais oxigênio para os pulmões, aumenta o fluxo de sangue e, surpreendentemente, permite um relaxamento da pressão arterial também. Yoguis sabiam há séculos que a inspiração aumenta a taxa de batimentos cardíacos, expiração permite que o coração relaxe e reduz a pressão arterial. E, no entanto, a maioria de nós hoje inspira de forma longa e profunda e expira em um surto curto e rápido. Se você considerar o fato de que o coração bate mais devagar e a pressão arterial é facilitada durante o processo de expiração, parece então lógico que se respire fundo e expire lenta e gradualmente. Aprender Yoga irá ajudá-lo com uma compreensão adequada de como você deve respirar. Imagine respirar de uma forma que é benéfica para o seu coração e pressão arterial, agora imagine fazer isso o tempo todo e não só quando está estressado!
Por Felipe Costa
Fonte: Boa-Yoga