No mês de maio, celebramos o dia das mães, uma data especial para homenagear e reconhecer o amor, a dedicação e a importância das mães em nossas vidas.
A vida corrida de uma mulher que é mãe, requer uma pausa de autocuidado. É exatamente neste momento que a prática de Yoga entra em cena. Os benefícios do Yoga são diversos. A modalidade traz paz interior, equilíbrio emocional e, o mais importante: o bem-estar na saúde física.
Para as mães, o Yoga proporciona não só um momento de autocuidado, mas uma jornada de conexão e recuperação de movimentos básicos e essenciais para enfrentar o dia a dia.
A seguir, vamos abordar como a prática do Yoga pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde das mães.
Confira!
Diferença entre mobilidade e flexibilidade
Quando falamos sobre Yoga, é comum que os termos mobilidade e flexibilidade ganhem destaque. Em suma, podemos dizer que a flexibilidade é a capacidade de alongamento muscular, enquanto a mobilidade está relacionada à amplitude dos movimentos. Ambos atuam juntos e são indispensáveis na rotina diária.
A mobilidade física se refere à capacidade do corpo se mover livremente em diferentes direções e amplitudes. Ela está relacionada à saúde das articulações e o quanto conseguem realizar movimentos sem restrições, dores ou lesões.
Ter uma boa mobilidade física permite que as mães desfrutem uma vida feliz, sem dores ou desequilíbrios, ao lado das pessoas mais importantes em suas vidas. Assim, é possível realizar diferentes tarefas cotidianas com facilidade, como correr com a criançada e brincar nas horas vagas.
Já a flexibilidade está relacionada ao alongamento dos músculos e tecidos conectivos, permitindo que eles se estendam sem limitações.
Uma boa flexibilidade nos proporciona uma ampla gama de movimentos, reduz o risco de lesões musculares e articulares e contribui para uma postura adequada.
Além disso, a flexibilidade também está ligada à sensação de relaxamento e bem-estar, sabia? Isso porque, quando nossos músculos estão flexíveis, eles tendem a estar mais relaxados, o que alivia a tensão e o estresse acumulados.
Juntos, ambos asseguram a máxima qualidade de vida às mulheres, sejam elas praticantes de esportes ou não. Com auxílio do Yoga, as matriarcas da família têm liberdade para aproveitar todos os momentos da vida, sem dores.
Como o Yoga melhora a mobilidade e flexibilidade das mães?
Que a vida moderna atrapalha nosso bem-estar é fato. Mas, quando falamos das mães, a situação é ainda mais complicada. Isso porque, o avançar da idade, demandas diárias no âmbito profissional e pessoal podem afetar a saúde física e mental das mulheres.
Em se tratando da idade, sabemos que, conforme envelhecemos, o corpo vai perdendo a flexibilidade e a mobilidade física. Hábitos que antes eram fáceis, começam a se tornar difíceis, como subir escadas ou agachar para pegar objetos no chão ou cuidar do jardim, por exemplo.
Aliado a isso, a correria cotidiana pode potencializar esses efeitos. A adoção de posturas inadequadas, permanecer horas em posições sedentárias, devido ao trabalho no escritório, a estudos prolongados ou a outras atividades também geram problemas à saúde.
Esses hábitos podem levar à rigidez muscular e articular, responsável por causar a perda gradual da flexibilidade e mobilidade – principalmente se a mulher não praticar nenhum tipo de exercício físico e se alimenta mal.
Quando não nos movimentamos regularmente e não praticamos atividades que estimulem a amplitude de movimento, os músculos e articulações ficam mais rígidos e menos capazes de realizar movimentos amplos e fluidos.
Além disso, o estresse e a tensão acumulados durante a rotina diária também são outros fatores que contribuem para a diminuição da flexibilidade. O corpo tende a se contrair em resposta ao estresse, e essa tensão crônica pode causar o encurtamento dos músculos e a limitação dos movimentos.
O problema é que, se dia após dia, a mulher, especialmente se exercer a maternidade, não cuidar da saúde, ela estará propensa a uma série de problemas, além do risco de lesões musculares e articulares que afetam o bem-estar e a qualidade de vida.
É nesse contexto que o Yoga se destaca como uma prática transformadora. Por meio de posturas, movimentos suaves e conscientes, o Yoga nos convida a explorar nossa mobilidade física e a cultivar a flexibilidade do corpo e da mente.
No nosso espaço, oferecemos o Yoga Kaizen, respeitando o ritmo corporal de cada mulher, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, dores crônicas e rigidez, com instrutores qualificados que não estão procurados com a performance, mas sim, com a saúde da praticante.
Vantagens do Yoga para a saúde das mães
Os benefícios do Yoga podem ser notados a partir da primeira aula. Pode ter certeza que assim que completar a primeira sessão, a mulher já vai se sentir mais leve e tranquila.
No âmbito físico, com o tempo e prática regular, o exercício vai ajudá-la a alongar e fortalecer os músculos, melhorar a circulação sanguínea e a postura corporal, e aumentar a flexibilidade das articulações.
O exercício também fortalece o corpo, ajudando-as a lidar com as demandas físicas da maternidade. As posturas de Yoga trabalham os músculos profundos, o que fortalece o core, o alinhamento postural e o desenvolvimento da estabilidade e resistência física.
Esses benefícios são importantes para as mães, que muitas vezes precisam carregar seus filhos, realizar tarefas domésticas e se adaptar às exigências físicas da maternidade.
O Yoga também é uma poderosa ferramenta para aliviar o estresse e promover o equilíbrio emocional. Por meio das técnicas de respiração consciente e meditação, o Yoga acalma a mente, reduz a ansiedade e proporciona um senso de tranquilidade e clareza.
As posturas e movimentações auxiliam a desconexão do mundo exterior e a reconexão consigo mesma. Isso faz com que a praticante encontre um espaço de calma e serenidade interior, que se reflete em seu relacionamento com os filhos e no ambiente familiar.
As aulas serão um momento de pausa e reconexão para ela. Afinal, às vezes, é comum que as mães se percam na correria do dia a dia, priorizando as necessidades dos filhos e da família em detrimento às próprias.
Com o Yoga, ela terá um tempo dedicado exclusivamente a ela: um espaço para respirar, se reconectar com o próprio corpo, acalmar a mente e reencontrar o equilíbrio interior.
Viu só quantos benefícios e como o exercício é fundamental para as mães?
Estamos te esperando aqui no Espaço Kaizen. Entre em contato com o Espaço Kaizen e agende a sua primeira aula com a gente.
Até breve!