Mudanças de temperaturas e estações anunciam narizes coçando e escorrendo e olhos congestionados de pessoas propensas a alergias sazonais. “As alergias envolvem um sistema imunológico supervigilante que se descontrolou”, diz o médico Richard Usatine, professor da Universidade do Texas no centro de Ciências da Saúde em Santo Antonio e coautor do livro Yoga Rx (sem tradução no Brasil). Richard observa que o estresse pode fragilizar o sistema imune e exacerbar os sintomas das alergias.
Leia também
– 10 doenças que a Yoga é capaz de curar
– O poder das historias na Yoga para crianças
Certas práticas podem fortalecer o sistema imune e ser particularmente benéficas para pessoas alérgicas, diz Larry Payne, yogaterapeuta em Los Angeles e coautor, com Usatine, do livro Yoga Rx. Esses exercícios incluem o pranayama kapalabhati, uma série de curtas e rápidas expirações através do nariz também conhecida como “respiração do crânio brilhante” pelo seu potencial de limpar as cavidades nasais. “Se estiver tendo sintomas agudos e sua cavidade nasal estiver inchada e irritada”, ele adverte, “você deve abdicar de Kapalabhati em favor de uma prática de respiração que reduza o estresse, como as longas expirações.” Para fazer isso, inspire contando até três e expire contando até quatro – gradualmente trabalhe no seu ritmo, para inspirar em quatro tempos e expirar em seis tempos.
Payne recomenda a sequência abaixo, desenvolvida para ajudar a abrir o peito e melhorar a respiração de pessoas que sofrem com alergias. Após a sequência, finalize com pelo menos cinco minutos em savasana (postura do cadáver).
1- Virabhadrasana I (guerreiro I)
Em pé com os braços ao longo do corpo e pernas estendidas, leve a perna esquerda à frente. Inspire enquanto flexiona o joelho esquerdo e eleve os braços acima da cabeça entrando na postura do guerreiro I. Ao expirar, retorne para a postura inicial. Repita de 3 a 4 vezes, sincronizando o movimento com a respiração, então permaneça por 6 a 8 respirações. Apartir daqui, faça a postura seguinte e depois repita com a perna direita.
2- Parsvottanasana (alongamento lateral intenso)
A partir da postura do guerreiro I, desça o tronco à frente da perna inclinada e estenda-a o quanto for possível mantendo o conforto. Permaneça por 6 a 8 respirações. Repita com a outra perna à frente, após a postura do guerreiro I.
3- Utthita trikonasana (postura do triângulo estendido), variação
Em pé com as pernas afastadas e os pés paralelos, apoie o dorso da mão esquerda no sacro atrás das costas. Em uma inspiração, eleve seu braço direito e, na expiração, incline o tronco para o lado esquerdo. Repita de 3 a 4 respirações, inspire enquanto eleva o braço acima da cabeça com o tronco reto e expire enquanto inclina-se para a esquerda. Mantenha-se na inclinação por 6 a 8 respirações e repita para o outro lado.
4- Prasarita padottanasana (postura do alongamento intenso com os pés afastados)
Em pé com as pernas afastadas e os pés paralelos, agarre as mãos atrás das costas. Inspire e alongue a coluna, expire e desça o tronco à frente a partir da articulação do quadril e relaxe a cabeça em direção ao solo. Se necessário, flexione levemente os joelhos. Fique nesta posição por várias respirações e então solte as mãos e deixe os braços pendurados para a frente ou segure os cotovelos por 6 a 8 respirações
5- Setu bandha sarvangasana (postura da ponte)
Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os braços ao longo do corpo. Inspire enquanto eleva o quadril, expire e desça a coluna desenrolando. Continue por 3 a 4 vezes movendo-se com a respiração e depois mantenha-se no alto por 6 a 8 respirações.
Fonte: Yoga Journal