Se acha difícil ou sem graça meditar, talvez não tenha encontrado uma técnica que combina com você. Conheça três opções para relaxar de verdade.
Zazen: é a prática mais conhecida. “Sentada em silêncio, a ideia é deixar os pensamentos fluírem até desaparecem”, explica Álcio Braz, instrutor de meditação do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro. A posição confortável (geralmente de lótus) e a respiração controlada são fundamentais para conseguir pensar em nada.
Leia também:
– Meditação: cientistas identificam funções cerebrais que aliviam a ansiedade
– Yoga como caminho para a Meditação
Kundalini: dinâmica, pode ser feita caminhando e até dançando. Um instrutor guia os pensamentos e a respiração em cada estágio da meditação. “O objetivo é desbloquear o fluxo energético do corpo e acalmar a mente e as emoções”, fala o instrutor de meditação Akalmuret Singh, de Curitiba. Os adeptos dizem que a prática desperta a energia sexual.
Transcendental: também é feita sentada, de olhos fechados. “A técnica leva a um repouso mais profundo do que o sono”, comenta o instrutor Klebér Tani, também do Espaço Nirvana. O objetivo é alcançar um novo estado de consciência, a iluminação, segundo o criador da técnica, o lendário guru indiano Maharishi Mahesh Yogi.
Por Débora Nunes
Fonte: Boa Forma