É meia-noite, você acabou de terminar aquela apresentação para amanhã, terminou os últimos deveres de casa, colocou seus filhos na cama (eles parecem que não iam dormir tão cedo né). Você toma um banho quente, coloca uma roupa confortável e vai para debaixo das cobertas e pensa que terá uma ótima noite de sono, o problema é:
– Seus olhos e seu cérebro não desligam.
Soa familiar?
A falta de sono, ou noites de sono mal dormidas é um grande problema da sociedade pós-moderna. E a insônia crônica pode causar sérios problemas a sua saúde.
Como a Yoga pode te ajudar a ter uma boa noite de sono?
A Yoga pode ter um papel fundamental nessa sua busca pelo sono e descanso perfeito.
Pesquisadores da Harvard University descobriram que adeptos à prática de Yoga tendem a dormir mais rápido e melhor que não praticantes. O que melhora a qualidade do sono e de vida no dia-a-dia corrido que levamos nossas vidas.
Leia também:
– Namastê, a palavra mágica do Yoga
– Yoga: Passos para ganhar condicionamento e alongamento de pés e pernas
Um dos fatores mais importantes apontados pelos pesquisadores é justamente a vasta gama de exercícios respiratórios providos pela Yoga. Como Jacubowicz costuma apontar, a técnica de respiração pela barriga, ajuda a relaxar e rejuvenescer enquanto pratica Yoga.
Posturas para ajudar no sono
Você não precisa ser praticante de Yoga por anos para ter os benefícios providos pela Yoga para uma boa noite de sono – Basta adaptar algumas posturas durante seus exercícios ou antes de dormir. Aqui apresentamos as 7 mais importantes:
Inversão com Suporte: Deite-se de barriga para cima, perpendicular a uma parede. Coloque suas pernas na parede e encoste por completo suas costas ao chão. Move suas pernas na parede o máximo que puder e se sentir confortável sem forçá-los. Abra seus braços no chão com a palma virada para cima, com os olhos fechados, faça exercícios respiratório calmos.
Postura do pombo (direita e esquerda): Coloque seu joelho direito por trás de seu pulso direito e ângulo de seu pé direito para o lado esquerdo. Deslize a sua perna esquerda para trás. Coloque um travesseiro longitudinalmente, à esquerda de sua perna direita. Coloque sua barriga e peito no travesseiro e deixe seus braços relaxar para ambos os lados. Relaxe a cabeça para baixo e respire profundamente. Se o trecho é muito intenso, sugerimos colocar outro travesseiro debaixo de seu peito, ou usar uma almofada para apoiar o seu quadril direito. Repita esta postura do lado oposto.
Postura borboleta: Deite-se de costas. Coloque um travesseiro por baixo de sua coluna vertebral. Traga as solas dos seus pés juntos até que eles toquem e deixe os joelhos cair suavemente para os lados. Certifique-se de manter seus quadris fora do travesseiro. Estique os braços para o lado, longe de seu corpo, com as palmas das mãos viradas para cima.
Postura reclinada em ângulo: Deite-se de costas. Flexione o joelho direito em direção ao seu peito e cruze-a sobre o lado esquerdo do seu corpo. Você deve sentir o alongamento torcendo em sua coluna. Para suavizar o trecho, sugerimos colocar um travesseiro debaixo de seu joelho direito para a sustentação. Estique os braços para fora, criando um “T” com o seu corpo. Você pode manter a cabeça voltada para cima, ou olhar para a direita, se você quiser um trecho pescoço mais profundo. Repita esta postura para o lado oposto.
Postura Arado: Deite-se de costas. Envolva os seus músculos abdominais para levantar as pernas acima da cabeça até os dedos dos pés tocam o chão atrás de sua cabeça. Se os seus pés não alcançam o chão, fazer essa postura contra a parede (que se encontra perpendicular com a cabeça tocando a parede) para que seus pés se apoiem na parede. Se você puder, entrelace os dedos atrás das costas e depois, lentamente, estique os braços, caso contrário, basta manter os braços ao lado do corpo, com as palmas viradas para baixo.
Postura Cobra: Deite-se no com a barriga para baixo e coloque as palmas das mãos no chão ao lado de seu peito. Mantendo os cotovelos junto ao corpo, inspire e alongue o corpo, levante a cabeça estufando o seu peito para a frente. Chegue até o ponto que se sinta confortável, e mantenha seu quadril no chão. Esta postura é especialmente útil para pessoas que passam muito tempo se curvando e levantando peso.
Postura Coração aberto: Sente-se em uma posição de joelhos, se você puder. Se você sofre de problemas de joelho, então você pode se sentar com as pernas estendidas para fora na frente de você. Coloque as mãos no chão atrás de você, palmas das mãos no chão e os dedos voltados para longe do seu corpo. Inspire e alongue a coluna. Expire e incline-se para trás, arqueando as costas e abaixando a cabeça para trás. Se você está de joelhos, empurrar seus quadris para os calcanhares.
Pratique Yoga conosco no Espaço Kaizen. Entre em contato:
Cleiton de Veras
Fonte: Boa Yoga