Blog

Veja como evitar e tratar dores na lombar e nas pernas

Por Aline Souza*

Dor nas costas pode ser problemas no sacro ilíaco - Espaço Kaizen
Foto: Paul Burley/Corbis

A articulação sacro-ilíaca se localiza na região pélvica e liga os ossos ilíacos ao osso sacro (que fica logo abaixo da coluna lombar).
Essa articulação fica na base da coluna, dando sustentação à lombar, absorvendo impactos que você recebe de baixo para cima quando caminha e distribuindo o peso do corpo de maneira equilibrada para pelve e pernas. Seu perfeito movimento também influencia na posição dos ílios, ísquios e repercute na posição e movimento de quadril, joelhos, tornozelos e pés. Como apoio da coluna, sua má posição pode favorecer desgastes de discos e articulações de toda a coluna.
Leia também:
Dicas posturais para viajar de avião
– Pilates no tratamento da escoliose: mitos e verdades
Se uma pessoa já apresenta uma condição de degeneração discal, uma má posição da articulação sacro ilíaca pode exacerbar os sintomas (já que nem todas as hérnias e protusões discais são sintomáticas), ou, como já foi dito, pode ser a causa dessa degeneração discal (hérnias e protusões).
As principais causas de problemas nessa área são devido a quedas, gravidez/parto, ficar muito tempo sentado (principalmente recebendo impacto como em motoristas) ou muito tempo de pé e carregar muito peso unilateral (como bolsas, malas, pastas).
Normalmente os sintomas são de dor desde a região mais baixa da lombar, podendo atingir glúteos e região posterior da coxa. A dor pode ser aguda (inclusive incapacitante) ou crônica.
Segundo pesquisas (como em Cohen,2005) cerca de 15% a 25% de pacientes com dor na região mais inferior da coluna não tem seus sintomas devidamente identificados como de origem Sacro-ilíaca. Muitos deles não são identificados (“causa indefinida”) ou são identificados como com problemas lombares e/ou como de origem discal (naqueles que apresentam degenerações discais: protusões ou hérnias, visto que os sintomas são próximos [mas não os mesmos!] e as condições podem se apresentar de modo concomitante).
O Quiropraxista sempre dá muita atenção à essa área porque sabe da sua importância: uma má posição pode desencadear disfunções em todo o corpo. Então, o Quiropraxista está apto a identificar quaisquer alterações na articulação Sacro-ilíaca e corrigi-las.
Não espere sintomas! Vamos cuidar da base para que a nossa coluna esteja sempre saudável!
*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).
A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter