Blog

Seis dúvidas frequentes sobre quiropraxia

Paciente deitada em maca com quiroprata realizando segurando seu pescoço durante sessão de quiropraxia.

Devido à abordagem holística e foco na saúde, a quiropraxia está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo. A prática é reconhecida por auxiliar o tratamento, diagnóstico e prevenção de uma série de problemas que acometem a nossa saúde, de maneira não-invasiva e prática.

No entanto, é comum haver dúvidas e preocupações, visto a complexidade da prática. Por essa razão, separamos os principais questionamentos acerca da prática para você não ter mais dúvidas, e entender se pode procurar um quiroprata ainda hoje.

O objeto do Espaço Kaizen é mostrar uma visão aprofundada sobre a quiropraxia. Desvende mitos, conheça benefícios e veja como a técnica pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida!

 

1. O que é quiropraxia?

Para começar, é importante entender o que é essa técnica. A quiropraxia é uma abordagem medicinal com foco no sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, no tratamento e prevenção de desordens que afetam as articulações, músculos, nervos e a coluna vertebral.

O intuito é restaurar o equilíbrio e a funcionalidade do corpo por meio de pequenas manobras e movimentos seguros capazes de proporcionar alívio imediato das dores e desconfortos.

É importante ressaltar que a quiropraxia não é uma prática de fisioterapia ou massagem terapêutica. Desde 2005, a técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma vertente da medicina alternativa.

O diferencial é que, ao invés de pacientes com dores se submeterem a métodos cirúrgicos mais invasivos, eles podem procurar um quiropraxista para tratar problemas. O profissional foca e trata a origem do problema de maneira natural, de modo a diminuir a dependência de medicamentos e dores que afetam nosso bem-estar e autoestima diários.

Isso acontece porque muitas doenças e sintomas estão relacionados ao mau funcionamento da coluna vertebral e ao desalinhamento das articulações, sabia? O corpo funciona como um sistema interconectado. Quando há algum desalinhamento, é possível que pacientes sofram problemas, inclusive dores no estômago.

É aí que a quiropraxia entra em cena.

Por meio de movimentos rápidos feitos com as mãos, o quiropraxista consegue reajustar a coluna vertebral, realinhar articulações e melhorar a função do sistema nervoso. Em consequência, tensões musculares e a pressão sanguínea diminuem, e a qualidade de vida do paciente é recuperada em poucas sessões.

 

2. Quais os principais problemas tratados pela quiropraxia?

A quiropraxia tem como base o tratamento de problemas que acometem tendões, nervos, músculos, articulações e coluna vertebral. Por isso, a prática é altamente recomendada em casos de:

  • Dores nos ombros;
  • Dores na coluna ou na região lombar;
  • Dores de cabeça e no pescoço;
  • Tensões musculares;
  • Hérnia de disco;
  • Desvios de postura;
  • Dores nas articulações;
  • Lesões;
  • Fibromialgia.

A quiropraxia também pode ser utilizada para aliviar problemas, como:

  • Asma;
  • Cólicas;
  • Sintomas da TPM;
  • Distúrbios gastrointestinais.

Para aliviar todos esses problemas e sinais clínicos, os quiropratas executam manobras capazes de restaurar a comunicação entre o sistema nervoso, a coluna e todo o corpo. Assim, pacientes conseguem retornar à rotina rapidamente, sem depender de remédios.

 

3. Qual a causa desses problemas?

Em geral, quando falamos sobre desalinhamentos corporais e dores na coluna vertebral, as causas estão relacionadas a má postura, lesões, estresse, esforço repetitivo e desgaste diário.

Durante a pandemia, por exemplo, a procura por quiropraxistas aumentou. Uma reportagem feita pelo The New York Times mostra que cerca de 15% dos adultos norte-americanos procuram e se consultam com um quiropraxista pelo menos uma vez ao ano.

A tendência é que o número aumente em todo o mundo, incluindo o Brasil. Até porque, quando pensamos no mercado de trabalho atual, vemos que cada vez mais profissionais passam longas horas da jornada sentados, em frente ao computador, digitando sem parar.

Os movimentos repetitivos, junto à má postura, causam uma série de desconfortos. E, se não forem tratados a longo prazo, podem afetar a qualidade de vida como um todo.

Um estudo chamado “Global Burden of Disease” já verificou um aumento epidêmico no número de casos relacionados a dores nas costas. A estimativa é que 80 em cada 100 pessoas sofram com episódios de lombalgia – em números, 843 milhões de pessoas serão afetadas até 2050.

 

4. Tem idade ideal para o tratamento em quiropraxia?

A resposta é não. De crianças a idosos, incluindo mulheres grávidas: todo mundo pode utilizar a quiropraxia como método para evitar dores.

Não importa sua idade. A única diferença são as técnicas utilizadas. Afinal, um idoso não pode receber o mesmo tratamento que uma pessoa jovem. A prática varia, de acordo com a fase, quadro e tamanho do paciente.

 

5. Como é feito o tratamento?

Como falamos acima, a quiropraxia varia de pessoa para pessoa. Mas, em geral, funciona da seguinte maneira: na primeira sessão, o quiropraxista faz uma avaliação sobre o seu caso.

Inclusive, ele pode solicitar exames adicionais, como tomografia e ressonância magnética para ter ainda mais clareza sobre o que está acontecendo e, assim, oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o seu caso.

Somente após a avaliação e anamnese, é que a quiropraxia começa. A técnica escolhida, duração e frequência semanal também variam.

 

6. Existem alguns riscos com a quiropraxia?

A quiropraxia não oferece nenhum tipo de risco à saúde, desde que seja realizada com um profissional capacitado. Portanto, antes de começar, avalie minuciosamente quais são os quiropraxistas disponíveis na sua região.

Nossa sugestão é procurar por avaliações online. O site da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) pode ser um caminho.

Se você mora em São Paulo e está buscando um quiropraxista renomado, conte com os especialistas do Espaço Kaizen.

Com a gente, não precisa se preocupar! Todos os profissionais do Espaço são capacitados para te ajudar a recuperar sua qualidade de vida o mais rápido possível. Fale conosco e saiba mais.

Não deixe para depois. Recupere o bem-estar, a felicidade e a disposição hoje!

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter