Por Milton Marques*
Devido aos resultados obtidos pelos tratamentos tradicionais, muitas pessoas tem buscado o caminho das terapias naturais e complementares por se sentirem mais acolhidas e os resultados lhes proporcionarem um bem-estar e melhor qualidade de vida.
Sabe-se que os procedimentos que pertencem às terapias naturais são, provavelmente, tão antigos quanto a nossa espécie. E devido o avanço ao longo dos tempos, a tecnologia e as especialidades têm influenciado diretamente na formação e procedimentos dos profissionais que se destinam a cuidar dos seres humanos.
Leia também
– Viva bem OU viva melhor
– Como aliviar dores de cabeça e enxaqueca sem o uso medicamentos
Em tempos primórdios, o homem vivia de acordo com a natureza respeitava as estações, clima, ciclo lunar e outros, mantendo uma relação muito estreita com o que acontecia dentro e fora do corpo (micro e macro cosmo).
Com a evolução gradual e progressiva do conhecimento, a ciência – um agente lógico e racional – passou a ignorar o sentimento, a emoção, a sensibilidade e a intuição, por não serem passíveis de mensurar. Com isso, a relação fraterna, o acolhimento, a atenção, o respeito ao ser Humano, perdeu-se nesse percurso.
A necessidade e busca pela excelência nos mostra de alguma forma, que nossos avanços no conhecimento não têm sido suficientes. Pois, problemas humanos básicos permanecem, como respeito na relação pessoal, bem como o olhar para a doença e não para pessoa, portanto é preciso atuar na prevenção, na educação e na conscientização daqueles que buscam uma vida mais saudável.
Com tudo isso, um número cada vez maior de pessoas buscam os processos Terapêuticos Naturais (complementares) como meio de atingir um bem-estar e melhor qualidade de vida.
Complementares sim, alternativas não
As terapias naturais devem ser chamadas de “terapias complementares” e não “alternativas”, uma vez que elas complementam e não substituem nem a medicina Tradicional e nem qualquer outro tipo de Terapia. Todas se complementam. E tudo depende das variáveis do momento, de quem busca pelo tratamento e do procedimento a ser realizado.
Cabe ao profissional o papel de direcionar e recomendar convenientemente o tratamento adequado para cada pessoa, baseado em seus conhecimentos, capacidades, utilidades e contra-indicações.
Entende-se que um Terapeuta Natural é aquele que cuida do SER em sua totalidade (corpo físico, psíquico e espiritual).
O Homem Unidade
Longe de lamentar a multiplicidade de escolas e diversidades de tendências temos que considerar o fato como uma prova de vitalidade.
Os diferentes métodos terapêuticos são menos eficazes quando praticados no ritmo e padrões dos atendimentos do serviço público de saúde.
O por vir da terapia complementar está subordinada (atrelada) ao conceito de Homem. Sua grandeza emerge da riqueza desse conceito. Em lugar de limita-lo, devemos envolver o Homem por inteiro.
O Homem é simultaneamente
– Complexidade
– Unidade
– Sensibilidade
– Multiplicidade
Esta unidade não se encontra jamais duas vezes com as mesmas características. Cada individuo é uma história única no universo. Inseparável de seu meio cósmico, físico, biológico, químico e psicológico. Inseparável de suas instituições econômicas e sociais.
Tudo isto é o que sustenta a verdadeira ciência do Homem do ponto de vista Holístico (complementar). O Homem se afastou de sua integridade, de sua unidade de seu meio cósmico e social. Depois separou a alma do corpo e este foi dividido em órgãos, sistemas, tecidos, células e humores.
No curso dessa dissecção, o espírito desapareceu. Dando origem às ciências que têm como objetivo desvendar o aspecto separado do Homem. Há que se unificar suas partes e seu conjunto, pois ele se relaciona como Unidade e não como multiplicidade.
A Vida e sua Qualidade
A conquista da saúde não é suficiente. E no progresso da pessoa humana que se procura elevar, que temos a confiança e a esperança, pois no plasma germinativo existem potencialidades imensas.
É a qualidade da vida mais importante que a própria vida.
A terapia complementar se orienta segundo a circunstância do ser integrado, total. Há uma parte do mesmo ou um todo coletivo do qual ele é um elemento. Isto significa recolher a personalidade de cada unidade biológica. Há que conciliar personalidade orgânica e psíquica
A terapia complementar atua sobre uma parte da unidade biológica humana e cria um impulso reacional generalizado que supera o desequilíbrio anterior e restaura o organismo mediante o mecanismo humoral global.
Com o uso de diversas Terapias Complementares – Acupuntura, Quiropraxia, Pilates, Yoga, massagens, entre outros -, o renascimento da medicina e terapias complementares darão as diretrizes indispensáveis para o exercícios da excelência em conscientizar e melhor atender dentro de uma visão do todo e não de suas fragmentadas partes.
Recomendações importantes
Recomenda-se, antes de adotar um tratamento Natural/Complementar, busque informações confiáveis sobre ele e também do profissional.
Cuidado! não é por ser um tratamento Natural/Complementar que significa que “não fazem mal”, eles também podem provocar efeitos colaterais.
O uso exclusivo das terapias complementares também não é recomendado para casos em que o tratamento exige uma resposta rápida, como as doenças infecciosas.
Venha fazer Acupuntura no Espaço Kaizen, entre em contato:
Conheça o Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br
*Milton Marques da Silva Filho (ABQ: 0408) é profissional da saúde em Terapias complementares e Recursos Naturais desde 1995; Bacharelado em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi – rede Laureate International Universities – SP/ Western States Chiropractic College – USA; Especializado em Medicina Tradicional Chinesa pelo (INCISA/IMAM – BH) em parceria com Academia Internacional de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing – China; Especializado na Formação de professores de watsu pela (Waba) Word aquatic body work association (USA).
Milton é atende no Espaço Kaizen de segunda a sexta, para agendar uma consulta entre em contato através do telefone (11) 5523-0640 ou compareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964, São Paulo/SP.