Por Aline Souza*
Essa é uma pergunta frequente que vem de todos os lados, principalmente daqueles que se aproximam da Quiropraxia pela primeira vez. Quem pode e quem não pode fazer? Criança pode? Grávidas podem? Idosos podem? E a resposta é sim! Sim para todos! Todos podem.
Mas como se “as crianças são tão molinhas” e se “os idosos são frágeis” e “as grávidas com aquele barrigão”?
Então vamos começar pelo começo. A Quiropraxia trata disfunções na coluna, as subluxações, com o intuito de permitir uma boa comunicação/controle do cérebro (sistema nervoso central) com o restante do corpo, ou seja, permitir que o cérebro tenha um bom controle de todas as funções: desde o funcionamento hormonal, controle muscular, funções viscerais e etc. Permitindo, assim, que o corpo funcione bem e esteja em equilíbrio.
Leia também:
– Como aliviar dores de cabeça e enxaqueca sem o uso medicamentos
– Quiropraxia e Disfunção Temporo Mandibular (ATM)
As subluxações aparecem por diversos fatores, desde questões posturais, quedas e traumas, má qualidade de vida, etc e estamos sujeitos a isso desde o nascimento.
Então, podemos concluir que para que a pessoa tenha subluxações basta que ela tenha uma coluna! A criança, o idoso e a grávida têm. Então todos eles estão sujeitos as subluxações e removê-las com certeza irá potencializar sua saúde, independente de apresentarem ou não alguma condição específica.
A diferença (sim, existe uma diferença) é que, dentro da gama de técnicas existentes na Quiropraxia, dirigimos um tipo específico de técnica para cada fase, para cada quadro, para cada tamanho de paciente. O quiropraxista sabe que o impulso e a força realizados na coluna de uma criança ou de um idoso não são, e não podem ser, os mesmos aplicados na coluna de um adulto saudável, então são utilizados toques mais sutis e/ou técnicas que não usem impulsos ou ainda o uso de instrumentos específicos da Quiropraxia.
Mas então não existem contra-indicações à Quiropraxia?
Existem sim contra-indicações absolutas. E também contra-indicações relativas ou específicas (como não ser indicado o ajuste manual, determinada forma de ajustar ou ainda uma área mais sensível em que o ajuste não deve ser feito para aquele caso daquela pessoa). Por isso é importante sempre procurar um profissional devidamente qualificado para que, durante a avaliação e anamnese inicial, possa identificar a presença de contra-indicações.
Então não espere para iniciar seu tratamento, procure um quiropraxista para que ele possa informar qual a melhor forma de tratamento para você. A sua saúde e da sua família pode ser potencializada a partir de hoje!
*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).
A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.