Apesar de ser uma celebração do calendário religioso cristão, a Páscoa tem seus simbolismos e significados curiosos em diferentes culturas. No entanto, todas concordam que a Páscoa é tempo de renovação. Este efeito de renovar com o propósito de se modificar para melhor se conecta diretamente à busca pelo equilíbrio com a nossa saúde a fim de promover o nosso bem-estar.
Nós, do Espaço Kaizen, acreditamos que, independente da crença religiosa pessoal que você tenha, a Páscoa desperta uma sensação de esperança para novos tempos. Afinal, as datas comemorativas têm o papel de nos trazerem mensagens específicas para continuarmos acreditando em um amanhã melhor com posturas mais positivas em relação à vida, de modo que possamos alcançar saúde física, mental e emocional.
Neste sentido, a Páscoa carrega interessantes simbologias em nossas vidas. De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais presente. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte.
Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos na primavera, como referência à renovação da vida. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para a nova vida.
De alguma forma, todas essas tradições carregam como essência a busca pela harmonia de uma vida mais equilibrada, focada em autoconhecimento que pode ser encontrado em práticas de Yoga, por exemplo.
Páscoa em outros países
Antes de falarmos sobre a Páscoa em outros países, vale a pena informar sobre a sua origem. A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica.
Para os judeus, a celebração chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. No idioma hebraico, essa palavra significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a ser relacionada aos atos de crucificação e ressurreição de Cristo.
Confira abaixo como a Páscoa é celebrada em alguns países.
- Páscoa no Japão
Mesmo sendo tradicionalmente cristã, a Páscoa ganha espaço no Japão como a celebração da chegada da primavera no país. A população, de maioria budista ou xintoísta, acrescenta toques orientais à Fukkatsusai, ou Páscoa, em japonês. Ovos de chocolate podem ter sabor de matcha ou ser inspirados nas cerejeiras japonesas. Tradicional da província de Fukuoka, o Meika Hiyoko é um bolinho em formato de pintinho com recheio de geleia de feijão.
- Páscoa na Argentina e França
Diz a tradição de Páscoa na França que os sinos ficam sem tocar de quinta a sábado da Semana Santa porque voam até Roma para serem abençoados. No retorno, eles deixam cair ovos, galinhas, pintinhos e coelhos de chocolate, caçados pelas crianças no domingo. Em Paris, os chocolatiers se superam com lindas criações nesta época do ano.
Na Argentina, em Bariloche, a data é bem importante no calendário festivo da cidade, com casa de coelho, casa de chocolate e ovos gigantes nas ruas.
- Páscoa na Alemanha
Decorar árvores não é uma tradição única do Natal. Na cidade de Berlim, na Alemanha, a Páscoa também é o momento para decorar as árvores, mas com ovos decorados, pintados à mão, produzidos em família. No País, a Páscoa é chamada de Ostern e a tradição de pintar os ovos vem desde o período anglo-saxão.
- Páscoa na Austrália
Além do ovo da Páscoa, o coelho é um símbolo da celebração ao redor do mundo. No entanto, na Austrália, o animal carrega um significado negativo, em referência à peste. Durante a Páscoa, as crianças celebram o “Bilby da Páscoa”, um animal marsupial de origem australiana. De aparência peculiar, o bilby é uma mistura de rato com canguru, mas tem orelhas puxadas e o tamanho semelhante a um coelho.
Em Sydney, o Show de Páscoa Real, na Royal Sydney Opera House, dura duas semanas. Neste período, as comunidades fazendeiras exibem as plantações e criações de gado e é considerado o maior show de Páscoa na Austrália.
Páscoa e saúde mental
A prática da Yoga, por exemplo, é um convite para a contemplação e para um novo olhar para renovar energias em benefício da saúde mental. De certa forma, a energia da Páscoa e essas vantagens da prática da modalidade combinam com o propósito do nosso espaço.
No Yoga Kaizen, por exemplo, o praticante aprende o passo a passo de como meditar a fim de reduzir o estresse, promover o relaxamento e aprimorar o bem-estar e a qualidade de vida, além de renovar as energias. Confira abaixo os benefícios da meditação:
- o relaxamento elimina as tensões acumuladas;
- estabiliza a ação cardíaca;
- promove o controle da ansiedade;
- equilibra o sistema nervoso autônomo;
- acalma a mente e as emoções;
- aumenta a capacidade de resistência do organismo;
- melhora a unidade psicossomática;
- reforça todos os recursos mentais para aprender a manter o pensamento positivo;
- melhora a qualidade de vida psíquica e a afetividade;
- reduz o estresse.
Espaço Kaizen
Com mais de 15 anos de atuação no mercado, o Espaço Kaizen já conquistou a credibilidade e a confiança de muitos clientes. Nosso principal objetivo é proporcionar uma visão integrada de seu mundo interior, para que você possa desenvolver uma postura positiva em relação à vida e alcançar saúde física, mental e emocional.
Venha nos visitar!
Até breve.