É muito importante para as futuras mamães não deixarem a atividade física de lado, pois ajuda na recuperação pós-parto e ajuda o corpo no processo de mudança hormonal.
As professoras da HT Pilates e Espaço Kaizen, Cintia Costa e Kelly Ribeiro, contam a sua experiência durante e depois da gestação. As duas mamães tiveram experiência diferentes na gestação, enquanto Kelly praticou exercícios durante toda a gravidez, Cintia, por indicação médica, teve de parar completamente as atividades e conta como foi voltar à ativa após o nascimento do seu bebê.
Leia Também:
– Praticar Pilates na gravidez é seguro?
– Yoga para desenvolvimento completo da criança
Kelly: mamãe atleta
“A atividade física na medida certa com certeza faz muito bem para as futuras mamães, um corpo bem condicionado contribuirá para que as mudanças físicas durante a gravidez aconteçam de forma tranquila para a mamãe.
No meu caso, praticava corrida e Pilates antes de engravidar, quando fiquei sabendo que seria mamãe, troquei a corrida por uma caminhada e troquei alguns exercícios do Pilates para não oferecer riscos para meu bebê. Nos últimos 4 meses troquei a caminhada pela natação, pois a água ajuda a relaxar e a não sentir o aumento e peso corporal durante a atividade.
Tudo isso me ajudou a não sentir tanto cansaço (pois as atividades me davam disposição), a musculatura forte (principalmente abdominal, graças ao Pilates) me ajudou a não sentir dores nas costas conforme a barriga foi crescendo, no Pilates, os exercícios que trabalham com flexibilidade e mobilidade de coluna, ajudaram a relaxar a musculatura das costas.
Como não pude tentar um parto normal devido a uma cirurgia que fiz no útero um pouco antes de engravidar, a musculatura pélvica forte me ajudou na recuperação da cesárea, pois não senti muitas dores, no segundo dia já estava andando com uma boa postura, além disso, o tamanho do útero e da barriga diminuíram de forma rápida.”
Cintia: De volta à atividade física
“Praticar exercícios foi um pouco mais difícil do que pensei, pois quase não fiz atividade física durante a minha gravidez. Durante o meu terceiro mês de gestação, tive um sangramento, o médico fez uma ultra- sonografia, viu que havia um pequeno descolamento no colo do meu útero. Então tive de fazer um pouco de repouso, para o colo do útero ficar bem firme novamente. Neste mesmo exame, descobriram que o colo do meu útero estava um pouco mais fino que o normal, então fui orientada a não fazer atividade física durante a gravidez, mas podia trabalhar normalmente sem pegar muito peso.
O colo do útero vai afinando com o passar da gravidez, o que é normal e fisiólogico isto acontecer, pois é por ali que o bebê passa ao nascer, mas se ele começa a afinar antes do tempo, corre o risco de o bebê nascer prematuro. Daí sem atividade física para mim.
Depois que o Daniel nasceu, retornei ao treino do Pilates e minha dificuldade foi grande. Minha força abdominal tinha diminuído muito. Meu parto foi normal. A recuperação é mais rápida, por que você não leva vários pontos no abdômen, mas mesmo assim tive dificuldade para manter o imprint em na posição de mesinha. Era engraçado, meu cérebro dava o comando para o abdômen contrair, mas o músculo não abedecia.
Atualmente, um ano e três meses depois já recuperei a força abdominal novamente. Ufa! No final deu tudo certo e valeu a pena. Pois tenho um menininho muito fofinho em casa.”
Cinta Costa e Kelly Ribeiro são professoras de Pilates no Espaço Kaizen. Agende a sua aula experimental através do telefone (11) 5523-0640 ou faça-nos uma visitar na Rua Conde de Itu, 964.