Os triglicerídeos altos normalmente não provocam sintomas, sendo uma doença silenciosa, que só é diagnosticada quando se manifestam complicações mais graves como pancreatite. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a presença de triglicerídeos altos, como:
– Formação de pequenas bolsas de cor pálida na pele, especialmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos, chamadas cientificamente de xantelasma;
– Acúmulo de gordura na região da barriga e em outras regiões do corpo;
– Aparecimento de mancha branca na retina, chamada de lipemia retinalis, que é detetável através de um exame ao olho.
Leia também:
– Gordura saturada em excesso afeta o cérebro e pode diminuir a saciedade
– Sete alimentos muito calóricos que sabotam sua dieta sem que você perceba
Os triglicéridos elevados provocam várias consequências no organismo, sendo muitas vezes diagnosticada a doença apenas quando surgem complicações graves no paciente. Algumas das consequências dos triglicéridos elevados são:
– Aterosclerose;
– Pancreatite;
– Esteatose hepática.
O valor normal dos triglicerídeos é até 150mg/dl. Se eles estiverem acima de 200 o nível é considerado perigoso e requer um acompanhamento médico urgente.
A melhor forma de prevenção e tratamento dos triglicéridos altos é dieta equilibrada, prática de exercício físico, perda de peso, controle da diabetes e controle do colesterol LDL e HDL, podendo ser necessário o uso de medicação.
Por Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)
Fonte: Tua Saúde