Aos 40 anos, as rugas e marcas de expressão aparecem com mais frequência
É meio dramático conhecer esse dado, mas o fato comprovado é que a pessoa passa a perder um centímetro de altura a cada 10 anos. Isso ocorre por causa da desidratação nos discos intervertebrais e também devido à osteoporose, a perda de massa óssea que provoca o encurtamento de alguns ossos, notadamente os que nos sustentam. Quando a redução da estrutura óssea varia de 1% a 2% por ano, é considerada normal, mas qualquer perda acima disso pode significar osteoporose, por isso é importante ser avaliado por um médico para esse tipo de medição laboratorial.
Nessa década, ainda, rugas e marcas de expressão surgem com frequência. Também perdem-se mais proteínas, colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme e flexível. Começam a aparecer os primeiros sinais de vista cansada, ou presbiopia, forçando a adoção de óculos por quem não os usava até então. A partir dessa idade, cai a sensibilidade para os sons mais agudos. Na área muscular, a perda média é de 1% ao ano de massa muscular. Cerca de 80% dos pacientes com predisposição à hipertensão arterial desenvolvem a doença nessa faixa etária. Mesmo em pessoas saudáveis, a tendência é a pressão subir.
Leia também:
– Doenças reumáticas, implicações para a saúde e tratamento
– Sete exercícios para quem passou dos 60 anos
Nutrição
Nessa etapa da vida, cresce drasticamente a redução de gasto energético, agora para 120 calorias por dia, segundo a nutricionista Mônica Dalmácio. É por isso, aliás, que muitas pessoas se queixam da dificuldade para perder peso nessa faixa etária. Ocorre também uma perda de força de massa muscular. A recomendação é que se consuma mais proteínas magras (carne vermelha magra, frango sem pele e peixes) e carboidratos integrais (massa, macarrão e pão integrais). “Esses alimentos ajudam a preservar a massa muscular e com isso manter o consumo energético”, destaca Mônica. Derivados de leite e folhas verdes escuras, ricas em cálcio, também são fundamentais na dieta, sem contar alimentos que contenham soja, pois ela contém substâncias conhecidas como isoflavonas, que simulam a ação do estrógeno, o hormônio feminino.
Atividade Física
Nas mulheres, essa faixa etária é marcada pelo aparecimento dos principais sinais da menopausa. Estudos comprovam que a prática de exercícios é benéfica para combater depressão, insônia e dor de cabeça, além de diminuir a incidência de diabetes, câncer e problemas cardíacos. Com uma prática regular, há queima da gordura que teima em fixar-se na região abdominal. O mais indicado são exercícios de fortalecimento, como a musculação, a melhor atividade para renovação dos ossos e prevenção da osteoporose, além da caminhada para a queima de gordura, como recomenda Alexandre.
Dica de exercício: flexão de braço na cadeira. Apoie as mãos em uma cadeira firme, mantendo os quadris fora do assento. Desça os quadris enquanto flexiona os braços. Suba esticando os braços. Mantenha o abdome contraído.
Repetições: três séries de dez.
Que tal começar a se cuidar agora mesmo? Venha para o Espaço Kaizen. Entre em contato conosco:
Por Leticia Maciel
Fonte: Revista Viva Saúde