Hipertensão trata-se de uma doença caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea, chegando a 140/90 mmHG. Dessa maneira, o coração é obrigado a fazer esforço grande para conseguir bombear o sangue.
Dia 26 de abril é Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão, vamos a semana toda explicar mais sobre o assunto.
Leia também:
– Exercite o seu cérebro
– Diminua o estresse praticando Pilates
Os sintomas
Por ser uma doença com poucos sintomas, é descoberta durante exames de check-up ou feitos devido a outros problemas de saúde. Quem está em estágio mais avançado da doença pode sentir incômodos, tais como:
– Dores de cabeça;
– Vertigens;
– Zumbido;
– Desmaios;
– Distúrbios na visão;
– Olhos vermelhos.
Além disso, a hipertensão pode ser o gatilho para outras doenças associadas como, AVC (Acidente Vascular Cerebral), enfarte do miocárdio; aneurisma; insuficiência renal e insuficiência cardíaca.
Quem corre o risco
As pessoas mais propensas a sofrer de hipertensão em alguma fase da vida são aquelas que levam a vida pouco saudável e/ou por fatores genéticos, bem como, pessoas negras, homens de até 50 anos, mulheres acima de 50 anos e diabéticos. Outros fatores são:
– Fumar;
– Ingerir bebidas alcoólicas;
– Obesidade;
– Estresse;
– Consumir sal em excesso;
– Ter colesterol alto;
– Sedentarismo.
Prevenção
A Hipertensão é uma doença facilmente evitada quando leva-se uma vida saudável e ativa, evitando situações de estresse.
Recomenda-se
– Não engordar;
– Reduzir bastante a ingestão de sal;
– Praticar regularmente atividade física supervisionada;
– Evitar o consumo de álcool;
– Inluir frutas e vegetais na alimentação.
Como tratar
Para aqueles que foram diagnosticados com hipertensão, recomenda-se diminuir o peso em pelo menos 10%, alimentar-se bem, não consumir sal, praticar alguma atividade física, não consumir álcool e manter uma dieta rica em vegetais. Caso seja necessário o uso de medicamentos para a vasodilatação, fazer acompanhamento médico.
A Yoga e a Meditação ajudam muito no controle da pressão arterial, pois estimulam o relaxamento do bombeamento sanguíneo e ajudam na consciência corporal e controle mental.