Blog

Cãibra: o que é e como tratar?

Por Kelly Ribeiro
É sempre assim, quando você está empenhado a realizar determinado exercício, ela aparece e acaba com qualquer possibilidade de concluí-lo. Surge então a pergunta, “por que será que eu tenho tanta cãibra?” Alguns até dizem: “Mas eu como banana!”

Foto: Adrianna Williams/Corbis

Vamos entender o que é a cãibra. A contração involuntária e muito dolorida do músculo é conhecida como cãibra, ela pode ocorrer por diversos motivos: quantidade inadequada de sangue no músculo, estiramento excessivo (lesão) ou alimentação. Na maior parte das vezes a alimentação é a responsável.
Leia também:
7 motivos para praticar atividade física
Diferenças entre Pilates e Musculação
O processo de contração e relaxamento das fibras musculares recebe a ajuda de dois importantes minerais: o potássio e o sódio. O desequilíbrio de qualquer um deles pode prejudicar esse processo, tendo como uma das consequências, a cãibra. Há pouco tempo ainda acreditava-se que quando tínhamos muitas cãibras, o nosso corpo estava com déficit de potássio (vem daí a ideia de se comer banana, pois ela é rica em potássio), mas estudos recentes mostram que durante a prática de exercícios perdemos muito mais sódio do que potássio, como o sódio é importante no início dos sinais do nervo e na contração muscular, o déficit de sódio deixa o músculo sensível causando as contrações involuntárias.
Como Prevenir:
– Beba água antes, durante e após o treino;
– Se o treino for muito forte, reponha os níveis de sódio com bebidas isotônicas;
– Faça uma reposição nutricional adequada;
– Faça repouso após o treino.
Durante uma cãibra, tente aliviar a dor:
– Massageando o local;
– Alongando o músculo;
– Descanse o grupo muscular.
A professora Kelly ministra aulas de Pilates no Espaço Kaizen. Agende sua aula experimental através do telefone (11) 5423-0640 ou faça-nos uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

Compartilhe

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter