Blog

Impactos positivos da atividade física para a saúde mental

Mulher praticando atividade física para a saúde mental em casa

Praticar atividade física para a saúde mental é um dos maiores atos de autocuidado. Apesar dos benefícios para o físico, mental e psicológico, muitas pessoas deixam os exercícios de lado. De modo geral, cuidar da saúde é essencial. Aliás, a data é celebrada em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde.  

Não à toa, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 50% da população brasileira é sedentária – o quinto país em escala global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sedentarismo está relacionado a diversos riscos, como problemas cardiovasculares, oculares, diabetes, insuficiência renal crônica, entre tantos outros. E o pior é que, com a pandemia de covid-19, mais pessoas ficaram sedentárias ao redor do mundo, acompanhadas pelo aumento nas taxas de depressão e ansiedade

Ou seja, cuidar da saúde mental nunca foi tão importante. Pesquisas demonstram que pessoas moderadamente ativas têm menos riscos de sofrerem problemas do tipo. Ou seja: os exercícios físicos fazem toda a diferença no dia a dia.

 

Por que atividade física para a saúde mental é tão importante?

Atividades físicas são classificadas como qualquer movimento que mexa o corpo. Isso inclui andar, subir escadas e carregar objetos, por exemplo. Além de melhorar a aparência e o estado físico do corpo, exercícios são grandes aliados no bem-estar mental.

Biologicamente falando, a prática libera endorfina no corpo, hormônio que inibe a irritação e estimula a sensação de prazer e bem-estar. É por isso que quando você realiza atividades físicas todos aqueles pensamentos negativos se dissipam.

Além disso, exercícios liberam serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor. Ambos aliviam tensões mentais e físicas, previnem ansiedade, depressão, déficit de atenção, hiperatividade, relaxam os músculos e melhoram a autoestima e as funções cognitivas.

O melhor é que você não precisa ser aficionado por práticas esportivas para melhorar seu bem-estar.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP) demonstra que caminhadas de uma hora, três vezes por semana, melhoram os níveis de atenção, memória, agilidade e humor.

Logo, não é preciso ser adepto a exercícios para melhorar a qualidade de vida como um todo! Há diversas opções de atividades físicas para a saúde mental. Aqui, no Espaço Kaizen, você encontra as mais variadas modalidades. Assim, fica mais fácil escolher aquela que mais gostar.

 

Exercícios físicos para consciência corporal

Sabia que a maior parte das lesões provenientes de exercícios são decorrentes da falta de atenção corporal? Durante qualquer atividade, é essencial manter a consciência corporal.

Essa habilidade está relacionada à capacidade de perceber o próprio corpo: os movimentos, limites e reações a cada exercício. Com o desenvolvimento da consciência corporal, você entende como executar cada atividade da maneira correta, de modo a atingir os músculos certos. Em consequência, é mais rápido alcançar resultados expressivos.

A consciência corporal mantém os movimentos firmes, músculos fortes e articulações lubrificadas.

Mas para alcançar bons resultados você precisa de atenção plena no presente. De maneira inconsciente, a habilidade livra a mente de pensamentos incômodos e persistentes, da ansiedade e do estresse. 

E não para por aí! A consciência corporal ajuda o corpo a economizar energia e evita lesões ou dores no pós-treino. Você pode (e deve) aplicá-la na prática de yoga e pilates, por exemplo.

 

Pilates e saúde

O pilates é um exercício indicado para a melhora postural e muscular. Esse tipo de atividade fortalece os músculos, trata dores e desvios posturais por meio da união entre corpo, respiração e cérebro.

Embora seja eficaz e muito indicado para a prevenção e alívio de dores na lombar, o pilates também é considerado uma atividade física para a saúde mental. Isso acontece porque a prática foca na concentração e atenção plena nos movimentos e músculos, para assegurar os melhores resultados. 

Ao livrar o paciente de tensões e dores crônicas, o pilates melhora o humor e diminui a ansiedade e o estresse. Conforme a dificuldade aumenta devido ao aumento da resistência e flexibilidade, o exercício ativa o cérebro, melhora o sistema cognitivo e a autoconfiança.

Após finalizar a sessão de pilates, a dica é focar no Day Spa do Espaço Kaizen. Essa é a melhor maneira de prolongar aquela pausa indispensável na rotina e manter o corpo e a mente descansados.

 

Yoga no Espaço Kaizen

O yoga é uma das práticas de consciência corporal acessíveis e a atividade física para a saúde mental mais conhecida.

Ele une as áreas física, mental e emocional através de posturas, meditação e técnicas de respiração. Juntos, eles promovem o relaxamento e a união entre o corpo e a mente.

Esse exercício é tão importante que pode ser usado como técnica complementar no tratamento psicológico, sabia? Existe até uma data para celebrar os benefícios e disseminar os conceitos acerca da prática!

O yoga é uma atividade de relaxamento, focada na concentração para realização correta de diferentes posturas. Ao se sentar para praticar, ele te tira do cotidiano conturbado e te eleva para um espaço de serenidade.

Os batimentos cardíacos regulam e a mente acalma. Em consequência, o exercício previne a ansiedade, reduz o estresse, melhora o sono, a saúde cardiovascular, a criatividade e a disposição.

Um dos grandes benefícios é que o yoga possui diversas linhagens, com focos diferentes. O hatha yoga, por exemplo, é o mais tradicional, com posturas leves. Já o vinyasa yoga é uma linhagem dinâmica, indicada para reduzir o estresse.

 

 

Quiropraxia e a cura pelas mãos

O principal objetivo da quiropraxia é melhorar as dores na coluna e alinhar o corpo. A especialidade trata e restaura articulações, músculos, ossos, ligamentos e tendões, a partir de técnicas que corrigem a postura ou desequilíbrios.

Os cuidados quiropráticos focam na melhora das dores crônicas – o que, por si só, já ajuda na recuperação do bom humor. Ao alinhar a coluna e outras estruturas, a quiropraxia reduz o estresse, melhora a concentração e memória, além de prevenir quadros de ansiedade e depressão.

Ficou interessado em alguma prática? Saiba que o Espaço Kaizen está pronto para te receber! Aqui você encontra atividades focadas no bem-estar, crescimento pessoal e na sua qualidade de vida.

Entre em contato para saber sobre os benefícios da quiropraxia e outras modalidades. Marque sua primeira sessão no Espaço Kaizen e melhore sua saúde mental por meio de experiências únicas e revigorantes.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pesquisar

Search
Generic filters
Categorias

Últimas do Blog

Categorias

Receba nossa Newsletter