Embora a dor do punho seja claramente uma descrição generalizada e a síndrome do túnel do carpo (STC) é um diagnóstico específico, discutimos estes juntos por causa dos vários fatores inter-relacionados envolvidos neles.
A dor do punho quase invariavelmente se estende para além dele, especialmente na mão, e mesmo quando não, sua causa pode derivar de fatores extrínsecos. A dor também pode se manifestar em diferentes partes do punho, oferecendo algumas pistas sobre a causa. STC ocorre quando o nervo mediano fica preso na pequena passagem no lado palmar da articulação do punho através do qual vários tendões e o nervo mediano passam. A inflamação dos tendões aumenta a pressão no nervo, causando dor ou desconforto no punho, nos dedos (polegar, dedo indicador e dedo do meio), e às vezes também o antebraço. A dor no punho e na mão também pode se manifestar no quarto e quinto dedos devido à pressão sobre o nervo ulnar.
A cura depende da condição e da causa. A sensibilidade ou a tensão persistente do punho podem ser aliviadas com gelo, talas usadas durante o sono (devido às formas em que tendemos a flexionar o punho e, de qualquer forma, a exercer pressão durante o movimento natural enquanto dormimos) e agentes anti-inflamatórios (incluindo açafrão e gengibre). Lesões de estresse repetitivo são aliviadas quando se reduz ou interrompe as ações repetitivas e se avalia a dinâmica de postura e movimentos envolvidos. Na prática de Yoga, existem várias maneiras de jogar com ligeira modificação de posição e ação energética para estimular de forma variável a pressão nos punhos.
Praticantes com dores no punho, se beneficiam muito quando aquecem os dedos, as mãos, os braços e os ombros antes de começar a prática. Massagem em braços e punhos contribuem para o alívio da dor.
1) Tadasana: gire suavemente os punhos através de toda a sua amplitude de movimento circular, mudando repetidamente a direção e agite suavemente os punhos por cerca de 30 segundos. Esse movimento pode ser incorporado de forma breve em todas as saudações do Sol.
2) Uttanasana:sempre que dobrar em Uttanasana em meio a Saudações do Sol, coloque a parte de trás dos punhos em direção ao chão e faça uma força leve.
3) Segurando os dedos de uma mão com os dedos da outra mão, mova o punho para frente e para trás enquanto resiste ao movimento com a mão oposta. Repita durante 1-2 minutos se estiver sem dor.
4) Anjali Mudra: pressione as palmas das mãos e os dedos (das articulações até a ponta dos dedos) firmemente juntos, no peito, em uma posição de oração por 1-2 minutos. Este é Anjali Mudra. Se houver uma sensação de queimação dentro da articulação do punho dentro de 30 segundos, pode ser indicativo de STC.
5) Teste de Phalen: inverta a posição das mãos, colocando a parte de trás dos pulsos e as mãos juntas, e pressione firmemente por um minuto.
6) Ajoelhe-se confortavelmente e realize a seguinte sequência: com as mãos no chão e os dedos apontados para a frente, vire as palmas para cima, depois para baixo com os dedos para fora, depois com os dedos dentro, depois para baixo com os dedos de volta, depois com os dedos para trás. Repita a mesma sequência por algumas vezes.
Se você sofre com dores por LER ou STC ou qualquer outra lesão leve, forte, aguda ou crônica, nós podemos ajuda-lo a aliviar esse dores trazendo qualidade de vida e bem-estar no seu dia-a-dia. Agende sua aula experimental de Yoga.
Com informações de Yoga Journal