Cerca de 33 milhões de brasileiras sofrem com cólicas menstruais afetando em maior ou menor grau a sua vida, existem mulheres que chegam a ver reduzida sua produtividade em até 70% nesse período e 30% destas mulheres precisam se afastar de suas atividades por pequenos períodos durante o dia, reduzindo ainda mais sua produtividade. O que pouca gente sabe é o quanto a acupuntura é capaz de ajudar as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais.
Existem dois tipos de cólicas menstruais ou dismenorreia a primária e a secundária, a cólica menstrual primária é aquela que aparece logo após a primeira menarca, ou seja, logo após a menina menstruar a primeira vez e normalmente cessa com 20 e poucos anos ou após a primeira gravidez; a cólica menstrual secundária é quando ocorre após um período sem cólicas, geralmente é provocada por doenças pélvicas como endometriose, miomas, fibromiomas, inflamações pélvicas. A acupuntura é indicada e eficaz no tratamento dos dois tipos sendo que na dismenorreia secundária o trabalho é realizado juntamente com o ginecologista, acompanhando o tratamento médico para a doença pélvica.
Leia também:
– Acupuntura estética: adeus às estrias e celulites
– Acupuntura: tratamento para distúrbios físicos, emocionais e estética
A acupuntura sendo embasada na Medicina Tradicional Chinesa nos proporciona uma visão diferenciada sobre tal desarmonia feminina. As principais origens das cólicas menstruais são o estresse emocional, influências externas que podem se instalar internamente as quais chamamos de frio e umidade, doença crônica, excesso de trabalho ou exercícios físicos.
O estreses emocional é um grande causador de desarmonias nas mulheres, sendo que influencia principalmente o elemento Madeira, meridiano do Fígado, o qual é responsável pelo fluxo suave das energias em nosso corpo, se o fígado fica estagnado, todo fluxo energético acontece de forma não natural causando a dor durante o ciclo feminino. O frio e a umidade se instalam em nosso corpo através do consumo excessivo de alimentos crus, leite e laticínios, exposição ao frio principalmente durante a adolescência, mas que pode se iniciar ainda durante a infância. O excesso de trabalho ou exercícios físicos e a doença crônica danificam a energia do elemento Água, meridiano do Rim, como se tais situações consumissem nossa energia vital, necessária para um ciclo harmonioso. A cólica ou dismenorreia secundária devem ser avaliadas caso a caso, o tratamento e as orientações vão depender do tipo de desarmonia que a mulher apresenta.
Uma questão muito importante são as formas de tratamento, mulheres que têm medo de agulhas podem ficar tranquilas, existem muitas formas de tratar com acupuntura sem agulhas como o laser, magnetoterapia, cromoterapia, auriculoterapia com cristais e outras.
Além disso é indicado que a mulher que sofre com cólicas menstruais evite comer leite e laticínios, prefira alimentos ricos em fibras, mantenha uma alimentação saudável com horários definidos, pratique exercícios físicos regularmente inclusive durante o período menstrual, porém neste período devem ser menos intensos. E muitas outras orientações para o dia a dia que dependem de cada caso.
Procurem um acupunturista, ele pode te ajudar muito.
Venha fazer Acupuntura conosco no Espaço Kaizen. Entre em contato:
Fonte: Acupuntura Energética